Na próxima sexta-feira (4), CRB e Paysandu se enfrentam pelo segundo turno do Campeonato da Série B em partida que pode definir o rumo das equipes na reta final da competição com as duas agremiações, visando se livrar de uma possível queda para Série B.
O Galo e o Papão, durante os mais de 50 anos de confronto entre os dois, protagonizaram grandes duelos por diversas competições. O primeiro confronto entre as agremiações aconteceu em 1973 pelo Torneio Nacional de Clube, em partida realizada no Estádio Rei Pelé. Nesse início de confrontos entre os dois times, uma grande partida foi realizada com o placar de 3x2 para o clube alagoano, onde Orlandinho foi o melhor jogador em campo com 2 gols anotados e Silva "Cão", ídolo regatiano, marcando o gol da vitória.
Leia também
Em 2011 quando o CRB fez uma campanha memorável na Série C, os clubes se confrontaram duas vezes na reta final da 2° fase no grupo E. No Trapichão o Galo de Campina aplicou 3x0 no time nortista com gols do zagueiro Rodrigão, do meia Ewerton Maradona e do atacante Aloísio Chulapa. Na partida de volta na Curuzu, o time alvirrubro venceu pelo placar de 1 a 0 e construiu o resultado que, naquele momento, colocava o time comandado por Paulo Comelli na liderança de seu grupo na terceira divisão.
Em 2020 e 2021, o time da Pajuçara conseguiu um feito raro no futebol brasileiro, eliminou o Paysandu duas vezes consecutivas fora de casa pela 2° fase da Copa do Brasil. No primeiro duelo, a classificação do Regatas foi mais heroica e memorável; após empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar, a partida foi decidida nas penalidade onde Edson Mardden, goleiro do CRB naquele momento, pegou uma cobrança do Lobo do Norte e Rafael Longuine converteu a quinta e última penalidade e classificou o CRB para a 3° fase da competição nacional.
Curiosamente o técnico do Paysandu, naquele ano, era Hélio dos Anjos, atual treinador do CRB.
Em 2021 a classificação do Galo foi um pouco mais tranquila. Após sair atrás do placar, Diego Torres e Hyuri marcaram para o CRB, que encerrou a partida em 2 a 1 e conseguiu duas classificações na maior copa nacional em dois anos diferentes contra o Papão.
No histórico geral são 25 partidas entre CRB e Paysandu, 10 vitórias alagoanas, 10 empates e apenas 5 vitórias do Leão de Belém do Pará.