O CSA vai em busca da 3ª vitória seguida na Série B 2021, nesta quinta-feira (19). No Bento Freitas, o Azulão encara o Brasil de Pelotas, às 21h30, pela 19ª rodada da competição. A equipe é 12a colocada, com 25 pontos: venceu sete jogos, empatou quatro e perdeu outros sete, um aproveitamento de 46.3%.
Por outro lado, o Rubro-Negro tem a pior campanha com 12 pontos, e amarga a lanterna do torneio. Não sabe o que é vencer há seis partidas, ganhou apenas dois duelos e saiu derrotado em dez confrontos.
Leia também
Ainda, ambos se enfrentaram quatro vezes na história e o time marujo não perdeu nenhum jogo: são duas vitórias e dois empates, além de seis gols assinalados, contra dois da Xavante.
Cenário
O comportamento do Azulão dentro de campo, nas duas últimas partidas, agradou seu torcedor. Foram seis pontos conquistados com autoridade, sobre o Confiança, por 2 a 0, fora de casa; e o Coritiba, por 3 a 0, no Rei Pelé, no último sábado (14). Aliás, contra o Coxa-Branca, líder do campeonato, com 36 pontos, o placar poderia ter sido mais elástico, uma vez que o atacante Dellatorre perdeu chances reais de gols.
O time de Ney Franco finalizou mais vezes na meta dos adversários (4 e 3, nesta ordem), desempenho superior em comparação aos confrontos anteriores, nos quais a equipe passou em branco em três jogos.
Afundado na lanterna e vivendo um pesadelo. Esta é a realidade da Xavante na competição. A vontade óbvia dos jogadores e do técnico Cléber Gaúcho é de sair desta situação o quanto antes, para o time não ser rebaixado. Contudo, o rendimento dentro das quatro linhas é oposto ao intuito até então. Só para ter uma ideia, o clube só venceu nas rodadas 5 e 10, contra Goiás (2x1) e Vitória (1x0), mutuamente.
Nos outros compromissos perdeu mais que empatou (seis). Por isso, atingiu a marca de dez derrotas no torneio, sendo as últimas quatro de forma seguida. No domingo (15), foi superado pelo Botafogo por 1 a 0, reflexo da baixa posse de bola (38%) e de nenhuma finalização certeira em todos os 90 minutos.
CSA
A principal novidade no time foi a oficialização da contratação do meia Yann Rolim, de 26 anos, na sexta-feira (13), mas ele não foi relacionado para este jogo. Ney Franco esperava contar com toda a base titular, mas o goleiro Thiago Rodrigues não irá para a partida, pois sofreu uma pancada no ombro direito, durante o jogo contra o Coritiba, e está em tratamento. Já o zagueiro Lucão e o volante Geovane retornam, após suspensão pelo terceiro cartão amarelo, tomado contra o Glorioso.
Deste modo, Silas e Fabrício voltam ao banco de reservas. Ainda, Gabriel e Dellatorre reclamaram de dores musculares contra o Verdão, mas não preocupam o comandante e viajaram ao Rio Grande do Sul, nessa terça-feira (17).
O meia ex-Flamento, aliás, está em ótima fase na equipe e é um dos destaques, em se tratando de assistência. Contra o Coritiba, deu o passe para o gol de Renato Cajá e sofreu o pênalti no 2º tempo. Iury Castilho converteu a cobrança, chegou ao 5º gol no time e se tornou uma das peças importantes no ataque azulino, titular absoluto.
Em contrapartida, o atacante Marco Túlio está suspenso e não jogará. Marquinhos marcou seu primeiro gol na derradeira partida e é opção para substituir Castilho. No mais, o Azulão tem seis atletas pendurados: Fabrício, Giva Santos, Reinaldo, Dellatorre, Iury Castilho e Aylon.
Uma provável escalação do CSA tem: Lucas Frigeri; Everton Silva, Fabrício, Matheus Felipe e Ernandes; Yuri, Silas e Gabriel; Renato Cajá (Marquinhos), Iury Castilho e Dellatorre.
BRASIL DE PELOTAS
Mesmo com a derrota para o Botafogo, a equipe teve bons momentos na partida. Com marcação alta, agressiva, chegadas firmes e poucas falhas, dificultou a vida dos cariocas e quase empatou com Renatinho e com o alagoano Júnior Viçosa. Logo, o objetivo é repetir a estratégia contra o CSA, especialmente no começo do jogo, e encaixar contra-ataques para pontuar ao fim do jogo.
Para a partida, o técnico Cléber Gaúcho não conta com os atacantes Fabrício e Jarro, pois eles foram negociados e não fazem mais parte do elenco. Assim, o comandante pode repetir a escalação colocando três volantes na formação 4-3-3, optando por Rômulo como titular de novo. A saber, Cléber chegou à equipe este mês para conquistar o objetivo de permanecer na Série B
Além dele, o lateral direito Oliveira, o lateral esquerdo Paulinho Xavante e o volante Diego Gomes também foram anunciados. Diego pode entrar no lugar de Rômulo, bem como Paulinho no lugar de Viçosa.
À vista disso, o Brasil pode ir a campo com: Matheus Nogueira; Oliveira, L. Camilo, Arthur Henrique e Paulinho; Rômulo (Diego Gomes), Denilson e Wesley; Renatinho, Netto e Viçosa.
Arbitragem
O trio de arbitragem é do Rio Grande do Norte. Zandick Gondim Alves Junior (CBF-RN) apitará o confronto, com o auxílio dos assistentes Francisco de Assis da Hora (CBF-RN) e George Ítalo Antas Nogueira (CBF-RN). Por fim, Anderson da Silveira Farias será o quarto árbitro.