Com a reta final da primeira fase da Série C chegando, os matemáticos já ficam ouriçados, trazendo as probabilidades de classificação e rebaixamento. E o CSA está nesse bolo, principalmente após ter vencido o São José, na rodada passada. Com a vitória, o Azulão alcançou a marca de 42,5% de chance de classificação para a 2ª fase.
Os números são do site Chance Gol, comandado pelo doutor em estatística Marcelo Leme de Arruda, e dizem que o Azulão é o nono com mais chances de classificação. A equipe alagoana fica atrás de Operário-PR, Amazonas, Brusque, Volta Redonda, Náutico, Botafogo-PB, São Bernardo e São José. A atualização é desta terça-feira (18).
Leia também
Além disso, a probabilidade de rebaixamento despencou, após a vitória no último final de semana. A equipe ainda possui chances de cair, mas, são mais remotas, segundo os números, que hoje atingem apenas 0,7%. O levantamento ainda aponta que quem alcançar 29 pontos, terá 90% de chance de avançar.
Atualmente, o CSA está na 11ª posição da Série C, com 18 pontos. A equipe foi ultrapassada por Ypiranga e Paysandu, que venceram na rodada. Contudo, curiosamente o Azulão tem mais chances de classificação que ambos. Os gaúchos têm 35,9% e os paraenses apenas 24,1%.
Um fator favorável ao time marujo, por exemplo, é o fato de que fará três jogos em casa nestas últimas seis rodadas. Enquanto o Ypiranga, por exemplo, joga duas vezes em casa e quatro fora.
Na sequência final, em busca da classificação, o CSA encara Paysandu, Náutico e Amazonas fora de casa. Já as partidas no Rei Pelé serão contra Pouso Alegre, Botafogo da Paraíba e Remo.
As chances de classificação na Série C:
- Brusque: 98,9%
- Operário: 97,9%
- Volta Redonda: 97,3%
- Amazonas: 94,3%
- Náutico: 74,8%
- Botafogo-PB: 71,7%
- São José: 65,8%
- São Bernardo: 63,6%
- CSA: 42,5%
- Ypiranga: 35,9%