
O ano vai começar oficialmente para o CSA neste sábado (4). A partir das 16 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, fará sua primeira partida do ano, contra o Barcelona de Ilhéus, pela primeira fase da Pré-Copa do Nordeste. O confronto é decisivo, pois vale a classificação para a próxima fase do torneio.
São 16 clubes participando dessa parte da competição. Porém, oito serão eliminados neste sábado. A fórmula é simples: quem vencer avança para a 2ª fase. Em caso de empate, o classificado será conhecido nos pênaltis.
Leia também

PANORAMA
O CSA garantiu sua vaga por ser o melhor alagoano do Ranking da CBF, que não conseguiu se classificar via Campeonato Estadual. Porém, decide a partida em casa, por ter o melhor posicionamento entre os 16 clubes participantes.
Na pré-temporada, saiu invicto. Venceu todos os amistosos ou jogos-treinos que disputou. Com isso, o otimismo da equipe está em alta para conseguir sua classificação.
Por outro lado, o Barcelona é uma cara nova entre os clubes do Nordeste. Fundado em 2019, alcançou o ponto alto de sua curta história quando terminou o Campeonato Baiano do ano passado em 3º lugar, atrás apenas de Bahia e Vitória. Na atual pré-temporada, venceu Porto-BA por 2 a 1.

CSA
O CSA teve quase dois meses de preparação para a primeira partida da temporada. Na tentativa de apagar o trauma da eliminação de 2024, o time terá quase força máxima e poucas dúvidas na escalação do técnico Higo Magalhães.
A provável escalação segue a mesma ideia que foi vista nos amistosos contra ASA e Santa Cruz. O Azulão deve atuar no 4-3-3, com dois pontas de velocidade. O único desfalque confirmado é o do zagueiro Islan, que sofreu uma lesão na coxa direita e está fora por tempo indeterminado.

Dessa forma, Wanderson deve fazer a dupla titular ao lado de Eduardo Biazus. Por outro lado, a briga pela titularidade no gol esfriou e Georgemy é quem larga na frente para ser o titular. Na lateral-direita, Cedric desponta na disputa com Raphinha.
Uma das poucas dúvidas é relação ao ataque. Mesmo recuperado, Tiago Marques levanta questionamentos se pode atuar os 90 minutos. Igor Bahia, por outro lado, pode aparecer. O provável CSA conta com: Georgemy; Cedric, Wanderson, Biazus e Roberto; Gustavo Nicola, Buga e Brayann; Gustavinho, Guilherme Cachoeira e Tiago Marques (Igor Bahia).
BARCELONA DE ILHÉUS
O Barça é o caçula da competição, com menos de seis anos de fundação. Entretanto, chegou em Maceió motivado, com a esperança de fazer história em sua primeira participação na Copa do Nordeste.
Do time que foi 3º colocado no último Campeonato Baiano, são poucos remanescentes. Até mesmo o técnico mudou. Sérgio Araújo assumiu a equipe e tem como opção jogadores experientes, como o goleiro Rafael Copetti, o zagueiro Lídio e o volante Ramires.
Entre os treinamentos da semana, pouco foi revelado para imprensa. Inclusive, há dúvidas em relação ao time titular. Nenhum dos jogadores está lesionado. O centroavante João de Deus até sentiu um problema físico, mas se recuperou para a partida.
A equipe deve priorizar um jogo mais físico, de muita marcação. A Onça deve jogar no Rei Pelé com: Rafael Copetti; Lídio, John, Jaques e Willian Bahia; Ramires, Matheus Guimarães e Kássio; Martínez, Kaio e Emanoel (João de Deus).
ARBITRAGEM
Quem apita é o paraibano Afro Rocha de Carvalho Filho (CBF/PB). Seus assistentes serão Luis Filipe Gonçalves Corrêa (CBF/PB) e Rafael Guedes de Lima (CBF/PB). O quarto árbitro será José Jaini Oliveira Bispo (CBF/AL). Nesta fase da Copa do Nordeste não há presença do árbitro de vídeo.