O CSA já sabe quais serão seus 19 adversários na Série C de 2025. No último fim de semana, foram definidos os quatro times rebaixados da Série B deste ano. Com isso, os 20 clubes participantes da próxima temporada estão confirmados.
Foram rebaixados Ponte Preta, Guarani, Brusque e Ituano. Essas quatro equipes serão novidades na divisão, ao lado de Retrô, Itabaiana, Maringá e Anápolis, que conquistaram o acesso na Série D.
Leia também
Além do Azulão, estão mantidos desta temporada: Confiança, São Bernardo, Londrina, ABC, Figueirense, Floresta, Botafogo-PB, Caxias, Tombense, Ypiranga de Erechim e Náutico.
São Paulo será o Estado com mais representantes, com quatro ao todo. Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe estão contemplados com dois times cada, enquanto Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte terão uma equipe cada.
Sendo assim, o Nordeste é a região com mais clubes participantes, com oito. O Sul terá seis equipes, enquanto o Sudeste terá cinco. Centro-Oeste terá apenas um e o Norte não tem representantes.
Isso será relativamente positivo para o CSA, pois pode fazer viagens mais curtas, a depender da tabela do campeonato. Caso a fórmula se mantenha, o time marujo terá dez partidas em Maceió e apenas nove como visitante.
FÓRMULA
Ainda há indefinições envolvendo a fórmula da Série C em 2025. A maioria dos clubes defende que haja um aumento no número de rodadas (de 19 para 38). No entanto, há resistência interna da CBF.
Inclusive, a própria entidade lançou o calendário oficial de competições, onde consta que o número de datas da Série C seguirá o mesmo padrão de 2024. A esperança é que haja alteração no momento em que os clubes se reúnam para o congresso técnico.
O CSA é um dos clubes que defende alteração no formato e vai para a sua terceira temporada seguida na Terceirona.