Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Cruzeiro de Arapiraca protesta após FAF alterar data de duelo contra o CSA

Federação muda data da volta da Seletiva e não cumpre artigo do regulamento geral; Estrelado acionou seu departamento jurídico

Passando por cima das próprias regras, a FAF divulgou na noite desta sexta-feira (29) a modificação da data do confronto de volta entre CSA e Cruzeiro de Arapiraca, para decidir quem fica com a última vaga de Alagoas na a Copa do Brasil. A partida aconteceria no dia 1° de maio, a solicitação foi feita pelo CSA e acatada pela FAF, com ela, a partida foi alterada para esta segunda (2).

Porém, existe um problema nesta alteração. Segundo o artigo 18 do regulamento da própria Federação Alagoana de Futebol, as modificações de tabela devem acontecer com cinco dias de antecedência:

"Art. 18 – Quaisquer modificações na tabela somente poderão ocorrer se publicadas pelo Departamento de Competições da FAF em um prazo mínimo de 05 (cinco) dias, antes da data programada para a realização da partida e antes da nova data solicitada, devendo este prazo ser respeitado pelos Clubes que desejarem solicitar alguma modificação."

Segundo a justificativa da Federação Alagoana de Futebol, em seu documento, foi informado que a mudança deu-se por conta de quadro físico de alguns atleta azulinos. No documento, ainda afirma-se que o Azulão do Mutange não teria o número mínimo de atletas para serem relacionados.

Apesar de afirmado no documento que o Cruzeiro havia recebido um aviso prévio do pedido da alteração, porém, que não foi aceito pelo Cruzeiro.

As inconsistências não param por aí, o solicitante da modificação, o CSA, se a modificação for mantida, não poderá utilizar de nenhum jogador que atuará contra o Sport, neste sábado (30). A explicação? No regulamento da FAF, existe um parágrafo único que diz:

"Parágrafo único - Os Clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de 60 (sessenta) horas, período que pode ser, excepcionalmente, reduzido para 48 (quarenta e oito) horas para fins de adequação de partidas e cumprimento de calendário."

Porém, na última semana, os jogadores William e Lucas Barcelos, atuaram tanto no duelo contra o Bahia (dia 22 de abril) e contra o próprio Cruzeiro de Arapiraca (dia 23 de abril).

Excepcionalmente, o horário poderia ser reduzido para 48h, porém, a Federação não foi condizente com o próprio regulamento a partir do momento em que adia a partida, sem os cinco dias de antecedência. Trazendo o excepcional para a regra.

Devido ao ocorrido, o Estrelado informou irá acionar seu setor jurídico e recorrer da decisão. O solicitante, CSA, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Já a FAF informou que recebeu uma notificação do Sindicato dos Atletas, informando a necessidade da realização da partida entre CSA x Cruzeiro, com intervalo mínimo de 66 horas, o que também foi levado em consideração pela FAF para a transferência do jogo para segunda-feira (02). Porém, vale lembra que o duelo de ida foi realizado com 24h de intervalo entre outra partida do Azulão.

CSA venceu o Cruzeiro com virada sensacional nos minutos finais
CSA venceu o Cruzeiro com virada sensacional nos minutos finais | Foto: Morgana Oliveira

Artigos Relacionados

Em contato com a Gazetaweb, o diretor do Estrelado, Wellington Soares deu a versão do Cruzeiro da história. Inclusive, o jogo não tinha previsão para acontecer em maio. O clube arapiraquense, inclusive, teve que prolongar o contrato de seus atletas para o dia 1º, apenas para que conseguissem jogar esse duelo. Caso aconteça na segunda, o clube estará sem jogadores regularizados.

"Para nós do Cruzeiro, o jogo será no dia 1, toda logística nossa foi montada para essa data. Até já prorrogamos os contratos dos atletas, para que este jogo aconteça, porque todos venceram dia 27. O jogo para a segunda-feira (2) infelizmente não temos como fazê-lo, porque não vou ter atleta".

O Cruzeiro lançou uma nota, na noite desta sexta (29), confira:

O Presidente Executivo do Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, lamenta e não concorda com o adiamento da partida contra a equipe do CSA que estava marcada pra este Domingo dia 01/05, jogo válido pela seletiva da Copa do Brasil de 2023. Essa decisão da FAF é uma agressão ao futebol do interior do estado, essa mudança repentina de data de jogo favorece apenas à equipe da capital.

O adiamento da partida tem trazido indignação e também preocupação com o desequilíbrio de decisões. Temos jogadores finalizando seu contrato com o clube e podem acabar não atuando nessa nova data.

A solicitação feita pelo CSA de pedido adiamento da partida infringe o Art.18 do Regulamento da Competição, contudo o Departamento Jurídico do Cruzeiro de Arapiraca entrará com pedido de anulação do adiamento no TJD-AL.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas