O debate acerca de uma possível alteração no formato da Série C 2025 ainda não chegou na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No entanto, os clubes, principalmente aqueles que estão parados neste momento do ano, internamente possuem suas opiniões sobre o assunto.
Inclusive, em outras temporadas, alguns outros clubes já se pronunciaram oficialmente à favor. Porém, atualmente o assunto tem esfriado, com a reta final da atual edição.
Leia também
A Gazetaweb.com buscou os posicionamentos de todos os clubes e a maioria deles mostra-se favorável.
Confira o posicionamento de cada clube.
ABC - prefere não opinar
O ABC possui uma situação delicada. Pois a atual diretoria pode não estar no comando do clube em 2025. Por isso, o Alvinegro optou por não se pronunciar.
"A diretoria não quer passar um posicionamento oficial como Instituição, se ela pode não estar no comando do clube quando acontecer a competição. O posicionamento dela pode ser diferente dos demais pré-candidatos à presidência", disse a assessoria de imprensa do clube.
ANÁPOLIS - prefere não opinar
O clube será uma das caras novas na competição do ano que vem, após ter sido vice-campeão da Série D em 2024. Contudo, em relação ao assunto, o Anápolis acredita que o assunto não será pautado pela CBF e, no momento, prefere não emitir posicionamento.
"O Anápolis não acha que a CBF vai mudar o regulamento da competição de uma forma tão rápida. Então, o Anápolis é unânime, a gente acha que não muda e está contando que vai disputar da forma que é. Se mudar, a gente emite opinião".
BOTAFOGO-PB - favorável
O Botafogo foi um dos últimos times a "garantir" a vaga na Série C 2025. Após a eliminação na semana passada, o clube já iniciou o planejamento para o ano que vem.
A Gazeta conversou com o vice-presidente Pedro Bezerra, que enalteceu que o Belo defendeu a mudança na fórmula.
"Precisamos de uma reformulação [no formato]. Nós fomos muito castigados com isso. O problema é que, financeiramente, para ela [CBF] não é viável", respondeu.
O Botafogo, inclusive, teve um fato curioso. Mesmo sendo líder da fase de pontos corridos, ficou sem o acesso para a Série B.
CAXIAS - favorável
Em entrevista ao portal GZH, Mario Werlang, presidente do Caxias, foi mais um que disse ser a favor de uma Série C com 38 rodadas, mas disse que a situação foi barrada pela CBF.
Inclusive, o mandatário caxiense afirmou que há congresso técnico antes da competição, onde o tema pode ser debatido.
CONFIANÇA - favorável
O Confiança também se mostrou a favor, mas com o adendo de um aumento na cota para os clubes.
"Nós somos a favor, se a CBF colocar uma cota maior para os clubes, pois o aumento de rodadas só beneficia os times com poder financeiro maior, e isso deixa a competição em desigualdade", disse Pedro Dantas, presidente do Dragão.
CSA - favorável
O CSA vai para o terceiro ano seguido na Terceirona e enxerga que clubes que possuem grandes torcidas não podem ficar tanto tempo sem jogar.
"A cada dia as divisões ganham maior importância porque os times estão se aproximando muito em qualidade. São clubes de expressão, camisa, massa, parados em agosto", afirmou Mírian Monte, presidente azulina.
FIGUEIRENSE - favorável
A Gazeta entrou em contato com Tadeu Cruz, presidente da associação do Figueira e com a assessoria. No entanto, nenhum deles respondeu.
O atual diretor do clube, Marco Aurélio Cunha se mostrou favorável a uma mudança, para que se valorize a competição.
"Totalmente a favor. Eu acho que turno e returno é mais justo, dá igualdade de condições, e se faz o mesmo que as Séries A e B seguindo mesmos protocolos, inclusive com VAR", pontuou.
FLORESTA - favorável
Em nota oficial enviada à Gazeta, o Floresta também disse ver com bons olhos um aumento da Série C. Inclusive, o clube vai para sua quarta participação consecutiva no campeonato.
“A Série C tem ganhado cada vez mais visibilidade e mostrado seu valor, tanto dentro quanto fora de campo. Acredito que a padronização do formato, alinhando-a ao que já acontece nas Séries A e B, garantiria um calendário mais extenso para os clubes, proporcionando maior estabilidade e planejamento ao longo do ano. Isso seria um passo importante não só para a competição em si, mas para o fortalecimento do futebol como um todo, principalmente para os clubes emergentes que têm se destacado. A cada ano, vemos a Série C atrair mais atenção e mostrar que merece um espaço maior no cenário nacional”, diz a nota.
ITABAIANA - favorável
O Itabaiana será uma das caras novas na Série C em 2025. Após ter conquistado o acesso, o clube chega com expectativas de manutenção.
Apesar de ser novato no torneio, o clube disse ser a favor de mudança, através de sua assessoria de imprensa.
MARINGÁ - nem contra, nem a favor
O Maringá também subiu para a Série C nesta temporada. Contudo, o clube argumentou que não é o momento de se colocar contra ou a favor da fórmula e disse que vai acatar o que for decidido pela CBF.
"O Maringá está chegando agora na Série C, falamos bastante sobre o estilo de competição da Série D, que é muito cruel. Mas a Série C a gente não tem que se posicionar contra qualquer tipo de regulamento. É a primeira vez do Maringá na Série C, o formato vamos aceitar e já vai ser muito melhor que da Série D", comunicou a assessoria.
NÁUTICO - favorável
Há alguns anos na Série C e sem a classificação para a 2ª fase neste ano, o Timbu é um dos que defendem a bandeira para o aumento de rodadas para turno e returno.
"Somos a favor, sim", informou o Náutico.
RETRÔ - não respondeu
O Retrô é o atual campeão da Série D do Brasileirão e irá disputar a competição pela primeira vez na história. Apesar dos contatos, o clube não respondeu à reportagem.
SÃO BERNARDO - favorável
Outro que ficou pelo caminho na Série C deste ano, o São Bernardo ainda vai para sua segunda edição seguida no torneio. Mas vê com bons olhos uma mudança.
"A gente ouve falar muito, mas nada oficial. Mas se colocasse isso em pauta, o São Bernardo é a favor, sim", comunicou a assessoria.
TOMBENSE - não respondeu
Entre os clubes que estavam na edição 2024, o Tombense foi o único que não respondeu.
Colaboraram: Vitor Souza, GZH, Bruno Atanazio