Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com três vices em cinco anos, Zumbi quer retornar à elite de Alagoas após 23 anos

Mesmo com investimentos altos, Pantera Verde não vem conseguindo o acesso nos últimos anos

O Zumbi está a uma partida de retornar para a 1ª Divisão de Alagoas, após longos 23 anos. Apesar da derrota para o Coruripe no duelo de ida, por 2 a 1, o time de União dos Palmares precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, dentro do Estádio Orlandão, para conseguir o título e o acesso. Contudo, o que pesa contra são as últimas temporadas, onde a equipe passou muito perto do retorno.

Foram três vice-campeonatos nos últimos cinco anos. O que deixa o grito engasgado na torcida alviverde. Em 2017, nove equipes competiram na Segundona e apenas o líder subia de divisão. Após uma disputa ferrenha, o Zumbi fez 19 pontos, assim como o Dimensão Saúde. Entretanto, por causa do saldo de gols (15 a 12 para o Dimensão), o time de União dos Palmares não conseguiu o acesso.

Leia também

Após disso, teve um hiato em 2018, quando não disputou. Já em 2020, ficou apenas na 4ª posição, longe de subir. Em 2019, porém, chegou na grande final, já no sistema de mata-mata. O adversário foi o poderoso CSE. Entretanto, também não deu para o clube palmarino. Após uma derrota em casa, por 2 a 1, na volta, em Palmeira dos Índios, só ficou no 2 a 2, sem subir de divisão.

Em 2021, o acesso nunca esteve tão perto. O campeonato teve um formato parecido com o atual. Na fase de grupos, o Zumbi avançou como líder até chegar à grande final contra o Cruzeiro. Apesar do favoritismo e decidir dentro de casa, o Pantera Verde acabou sendo derrotado nos dois jogos para o time arapiraquense, ficando sem o acesso.

Fora essas disputas, o Zumbi passou um período de 14 anos, entre 2002 e 2016, sem disputar qualquer divisão profissional de Alagoas. Sua última passagem na elite foi em 1999. Naquela época, o Campeonato Estadual era bem mais longo. Em 22 partidas, o Pantera Verde conquistou seis vitórias, sete empates e nove derrotas. Porém, acabou sendo rebaixado em 10º, ao lado de Sete de Setembro e CSE.

Agora, 23 anos após o infeliz rebaixamento, o Zumbi quer voltar a figurar nos melhores do Estado. Um dos seus trunfos é o experiente Jaelson Marcelino, técnico do Alviverde. Jaelson é conhecido por ter conquistado a 2ª Divisão do Alagoano em 2016, 2017, 2018 e 2020, comandando CEO, Dimensão Saúde, Jaciobá e CSE, respectivamente. Agora, o treinador busca seu pentacampeonato.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X