Chances de acesso do CSA pulam de 5% para 15,2% após vitória sobre o Vasco

Caso Azulão repita desempenho do primeiro turno nos últimos seis jogos, possibilidade de terminar no G-4 é alta

A vitória por 3 a 1 de virada sobre o Vasco na última rodada deixou claro que o CSA ainda é um candidato forte a uma das vagas no G-4 da Série B ao fim da competição. As chances do Azulão de garantir o acesso triplicou depois da última rodada, extremamente favorável aos times, que, atualmente, estão fora do G-4.

Após a derrota por 4 a 2 para o Operário, de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Azulão eram de 5% de chegar à Primeira Divisão. Ao vencer o Vasco fora de casa, em confronto direto, somado com tropeços de Avaí, Goiás e CRB, agora o CSA conta com 15,2% de chances.

Para animar ainda mais o torcedor, o desempenho da equipe impressiona. Nas últimas 10 rodadas, ninguém somou mais pontos que o Azulão e somente Avaí e Vila Nova tiveram atuações semelhantes. Foram 19 pontos conquistados em 30 em disputa, um aproveitamento de 63,3%. Foram seis vitórias, um empate e três derrotas. No returno, o CSA é o 4º melhor time, com 20 pontos conquistados em 13 partidas. Aproveitamento igual ao Avaí, que está em terceiro lugar.

Faltam mais seis jogos até o fim da Série B. Até lá, o time terá dois confrontos diretos, contra Avaí e Coritiba, e enfrentará três times que brigam contra o rebaixamento (Vitória, Confiança e Brasil-RS), além do Remo, que não tem perspectiva de brigar por algo no campeonato.

Neste recorte de seis partidas, no primeiro turno, o CSA venceu quatro, empatou uma e perdeu uma, conquistando 15 pontos e um aproveitamento de 83,3%. Caso consiga repetir este desempenho, o Azulão chegará a 63 pontos, que, segundo a UFMG, garante 97,8% de chances de acesso.

Nas últimas 10 edições da Série B, a pontuação de 63 pontos garantiria o acesso em sete delas. As exceções foram em 2017, em que o 4º lugar subiu com 64 pontos; em 2015, com 65 pontos; e, em 2013, com 71 pontos.

Em busca da vaga, o CSA volta a campo nesta terça (2), às 16h, no Estádio Barradão, em Salvador. Com 48 pontos, o Azulão ocupa a 7ª colocação, cinco atrás do Goiás, primeiro time do G-4. Já os baianos estão na 18º posição, com 33 pontos e a dois pontos do Brusque, primeiro time fora do Z-4.