Capital do esporte: Maceió recebe Mundiais Universitários de Vôlei de Praia e Triathlon entre 6 e 10 de setembro
Representantes de 24 países estarão na Praia da Pajuçara para competir
Maceió é destino favorito, no turismo e no esporte mundial. A capital alagoana sediará mais duas competições mundiais neste mês de setembro. Do dia 6 ao dia 10, a Praia da Pajuçara receberá os Campeonatos Mundiais Universitários de Vôlei de Praia e de Triathlon. As competições têm entrada franca para o público.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O Mundial de Triathlon está definido desde 2020, porém, com a pandemia da Covid-19, as disputas foram adiadas. Mas, com a flexibilização e a boa cobertura vacinal, o evento chega a Maceió nos dias 9 e 10 de setembro, começando às 7h e sendo finalizado ao meio-dia. A competição engloba a todos e promete ser bem acirrada. A orla de Maceió receberá as categorias feminino, masculino e também revezamento misto, na distância sprint: 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
Leia também
Competidores de todo o mundo são esperados para a modalidade tri-esportiva. De acordo com o regulamento da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário), todos os estudantes atletas, ao redor do mundo, que tiverem entre 18 a 25 anos e estejam cursando o ensino superior, podem participar.
Até o momento, 120 atletas já foram inscritos e representam as cores de 20 países dos quatro cantos do globo terrestre: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Hungria, República Islâmica do Irã, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nepal, Polônia, Portugal, Suíça e Estados Unidos, terão representantes em Alagoas.


Doação de sangue em Maceió

Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

O Mundial de Vôlei de Praia, no dia 6, não poderia acontecer em um lugar melhor. O evento estava com o calendário confirmado em outra localidade. Previamente, a cidade de Lake Placid, nos Estados Unidos, seria a casa do vôlei de praia estudantil mas, após mudanças, a FISU entregou a organização do Mundial ao Brasil, em 2022. Assim, Maceió recebe a competição novamente. A primeira edição realizada em solo alagoano foi há exatos dez anos, em 2012.
Participam, na etapa alagoana do vôlei, 175 atletas de 24 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suíça e Estados Unidos.
Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, conversou com a GazetaWeb e elogiou o circuito alagoano, dizendo que Maceió já é considerada como “a capital do triathlon no Brasil”:
"Desde 2008 o Brasil entrou na rota dos mundiais universitários. De lá pra cá, a cada 2 anos (anos pares, anos de mundiais) o Brasil é sede de pelo menos umas das mais de 30 modalidades que a FISU realiza. Este ano será ainda mais especial, pois realizaremos dois mundiais após um período de interrupção causado pela pandemia de Covid. Por outro lado, Maceió tem se apresentado como a capital do triathlon no Brasil, e os atletas vão encontrar um circuito tecnicamente perfeito e rodeado de inúmeras belezas naturais".
Cerimônias de abertura
A abertura do Mundial de Vôlei de Praia acontecerá na segunda-feira (5), às 19h, na arena de competições de vôlei de praia, localizada na Praia de Pajuçara (em frente ao Hotel Enseada). Já a solenidade do Mundial de Triathlon será na quinta-feira (8), às 19h, na arena de competições da modalidade, também na Praia de Pajuçara.
