Maceió é destino favorito, no turismo e no esporte mundial. A capital alagoana sediará mais duas competições mundiais neste mês de setembro. Do dia 6 ao dia 10, a Praia da Pajuçara receberá os Campeonatos Mundiais Universitários de Vôlei de Praia e de Triathlon. As competições têm entrada franca para o público.
O Mundial de Triathlon está definido desde 2020, porém, com a pandemia da Covid-19, as disputas foram adiadas. Mas, com a flexibilização e a boa cobertura vacinal, o evento chega a Maceió nos dias 9 e 10 de setembro, começando às 7h e sendo finalizado ao meio-dia. A competição engloba a todos e promete ser bem acirrada. A orla de Maceió receberá as categorias feminino, masculino e também revezamento misto, na distância sprint: 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
Leia também
Competidores de todo o mundo são esperados para a modalidade tri-esportiva. De acordo com o regulamento da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário), todos os estudantes atletas, ao redor do mundo, que tiverem entre 18 a 25 anos e estejam cursando o ensino superior, podem participar.
Até o momento, 120 atletas já foram inscritos e representam as cores de 20 países dos quatro cantos do globo terrestre: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Hungria, República Islâmica do Irã, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nepal, Polônia, Portugal, Suíça e Estados Unidos, terão representantes em Alagoas.
O Mundial de Vôlei de Praia, no dia 6, não poderia acontecer em um lugar melhor. O evento estava com o calendário confirmado em outra localidade. Previamente, a cidade de Lake Placid, nos Estados Unidos, seria a casa do vôlei de praia estudantil mas, após mudanças, a FISU entregou a organização do Mundial ao Brasil, em 2022. Assim, Maceió recebe a competição novamente. A primeira edição realizada em solo alagoano foi há exatos dez anos, em 2012.
Participam, na etapa alagoana do vôlei, 175 atletas de 24 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suíça e Estados Unidos.
Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, conversou com a GazetaWeb e elogiou o circuito alagoano, dizendo que Maceió já é considerada como “a capital do triathlon no Brasil”:
"Desde 2008 o Brasil entrou na rota dos mundiais universitários. De lá pra cá, a cada 2 anos (anos pares, anos de mundiais) o Brasil é sede de pelo menos umas das mais de 30 modalidades que a FISU realiza. Este ano será ainda mais especial, pois realizaremos dois mundiais após um período de interrupção causado pela pandemia de Covid. Por outro lado, Maceió tem se apresentado como a capital do triathlon no Brasil, e os atletas vão encontrar um circuito tecnicamente perfeito e rodeado de inúmeras belezas naturais".
Cerimônias de abertura
A abertura do Mundial de Vôlei de Praia acontecerá na segunda-feira (5), às 19h, na arena de competições de vôlei de praia, localizada na Praia de Pajuçara (em frente ao Hotel Enseada). Já a solenidade do Mundial de Triathlon será na quinta-feira (8), às 19h, na arena de competições da modalidade, também na Praia de Pajuçara.