Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Campeonato Alagoano é o único do Nordeste com diminuição de clubes em relação ao ano anterior

Estadual de 2022 terá oito clubes, diferentemente da edição de 2021, onde nove participaram

Os preparativos para o Alagoano de 2022 seguem nos bastidores. Na próxima edição, oito clubes estarão disputando o título, além das vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D. Além disso, um clube acabará rebaixado para a Segundona do Estadual.

Uma curiosidade que remete ao futebol nordestino é que Alagoas será o único estado que passará por uma redução de clubes em seu campeonato local. Isso se deu por conta de 2020, que não teve rebaixamento, justamente pela pandemia de Covid-19. Para deixar a competição em um número par, em 2021, dois clubes foram rebaixados (Coruripe e CEO) e apenas um subiu (Cruzeiro), voltando a ter oito equipes.

Leia também

O problema é que isso não acontece ou não aconteceu nos outros estados do Nordeste. No caso da Paraíba, por exemplo, justamente o contrário aconteceu, já que o Paraibano 2022 passará de oito, para 10 clubes. Apesar da queda do Perilima, Sport Lagoa Seca, Auto Esporte e CSP conseguiram o acesso.

Nos outros sete estados da região, o número de clubes será mantido para a próxima temporada, em relação a 2021. Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe são as federações com mais representantes na elite local, com 10 cada. Já Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte seguem com oito clubes, o mesmo número de Alagoas.

A última vez que a Terra dos Marechais teve 10 clubes na elite foi em 2017. Inclusive, dez equipes participantes era a média dos Alagoanos de 2006 até 2014. No Arbitral do Alagoano 2022, o presidente do Dínamo, Jorginho Siri, chegou a indagar para que a Série B do Estadual tivesse mais acessos, entretanto, a ideia não foi aprovada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas