Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Campeonato Alagoano de 2023 seguirá fórmula desta temporada e começa no dia 11 de janeiro

Após Conselho Arbitral realizado na manhã desta terça (1º), também ficaram definidos os novos moldes da Copa Alagoas

Na manhã desta terça-feira (1º), dirigentes dos clubes alagoanos e da Federação Alagoana de Futebol (FAF) se reuniram para o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas da próxima temporada. Após um longo encontro, ficou definido que o Estadual seguirá a mesma fórmula de 2022, com oito equipes se enfrentando em turno único, além de a segunda fase ser realizada em mata-mata. O evento aconteceu no Five Sports Bar, no Maceió Shopping, bairro Mangabeiras, em Maceió.

O Estadual está programado para começar no dia 11 de janeiro, cerca de uma semana após a primeira fase da Copa do Nordeste. O campeonato iniciará um pouco mais cedo por conta da Copa do Mundo, que adiantou algumas datas.

Leia também

O evento contou com as presenças do presidente da FAF, Felipe Feijó, além do diretor de competições Luciano Sampaio, e Charles Hebert, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj).

Os participantes da próxima edição do Campeonato Alagoano são: ASA, CRB, CSA, Murici, CSE, Cruzeiro, Desportivo Aliança e Coruripe. Todos os clubes irão se enfrentar na primeira fase, apenas uma vez. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, as quais serão realizadas em duas partidas, assim como a grande final. O critério de rebaixamento também foi mantido. Com isso, o lanterna da primeira fase estará rebaixado para a Segunda Divisão.

Dirigentes se reuniram no Conselho Arbitral para o Alagoano e Copa AL 2023
Dirigentes se reuniram no Conselho Arbitral para o Alagoano e Copa AL 2023 | Foto: Ailton Cruz

A grande diferença para 2023 é que não haverá mais a disputa pelo terceiro lugar. Assim, serão economizadas duas datas. A Seletiva para a Copa do Brasil, por outro lado, segue normalmente. Os times chegaram a votar para a volta do benefício dos resultados iguais no mata-mata, entretanto, após votação entre os dirigentes, a ideia foi negada.

Sem a disputa para o terceiro lugar, ganhará este título o time com mais pontos somados em todas as fases do Alagoano. Este time disputará a terceira vaga na Copa do Brasil contra o campeão da Copa Alagoas.

Por conta das campanhas neste ano, CRB, CSA, ASA e Murici farão quatro partidas como mandantes na primeira fase de 2023, enquanto CSE, Cruzeiro e Aliança serão mandantes três vezes.

Uma questão que foi levantada durante o conselho foi o aumento de número de equipes, de 8 para 10 clubes. Entretanto, o presidente da FAF, Felipe Feijó, mostrou-se contrário a medida. Em papo com a Gazetaweb, Feijó deixou claro que o atual formato vem favorecendo ao crescimento do campeonato.

"Eu falo muito com as equipes que a diminuição de 10 para 8 equipes gerou uma valorização na Segunda Divisão que vinha desvalorizada por alguns anos e a gente tem conseguido construir duas divisões fortes. A gente tem tornado a Primeira Divisão um ambiente, de fato, para aqueles que estão melhores posicionados no cenário de maneira geral. Não é uma situação onde todos podem jogar, então, acaba aumentando o nível de todo mundo. Particularmente, acho que tem surtido efeito, é visível nossos desempenhos nos campeonatos nacionais e que a gente consegue gerar mais receita a cada ano para a competição", argumentou.

Outra questão abordada pela reportagem, foi o fato do fim da disputa de terceiro lugar. No campeonato de 2022, o CSA acabou se enrolando com as datas e precisou fazer dois jogos em dois dias.

"A gente parte o ano com uma disposição das datas, onde não haverá problema. Porém, como uma forma de prevenir, a gente vai eliminar os dois jogos do 3º e 4º (disputa de terceiro lugar) e ficaria só com duas datas da seletiva, aí, não correria nenhum tipo de risco [de choque de datas]", disse Felipe

Os clássicos

Como haverá apenas um turno na primeira fase, os clássicos envolvendo ASA, CRB e CSA tiveram seus mandos de campo dirigidos, para que nenhuma equipe mantenha algum tipo de vantagem. Por conta disso, o Galo será mandante contra o Azulão. Porém, o clássico ASA x CRB será em Arapiraca.

Reunião definiu os moldes do próximo Campeonato Alagoano
Reunião definiu os moldes do próximo Campeonato Alagoano | Foto: Ailton Cruz

Copa Alagoas

A FAF também confirmou que a Copa Alagoas terá a participação dos times da Segunda Divisão. Além disso, em nome do seu presidente, Omar Coêlho, o CSA confirmou a sua participação, provavelmente com um time alternativo.

Ou seja, além das equipes da elite, Zumbi, Jaciobá, Penedense, FF Nova Cruz, CEO, Miguelense e Dínamo estarão na Copa AL. Maiores detalhes sobre o torneio devem ser divulgados até esta sexta-feira (4). Entretanto, o formato segue o mesmo, com dois grupos divididos igualmente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas