O jovem talento Beijamim Cavalcante, de apenas 22 anos, foi eleito o Jogador Revelação do Alagoano da modalidade X1, destacando-se como uma das grandes promessas do futebol de campo individual.
Em contato com a Gazeta, ele explicou como surgiu esta paixão pelo X1, modalidade que começou a praticar em março deste ano. “Surgiu quando eu vi que o X1 usa muito o drible e eu sou jogador habilidoso, gosto de usar o meu recurso, que é driblar e finalizar. Comecei a jogar e fiquei apaixonado por esta modalidade”, revelou Beijamim, que também já atuou nas categorias de base de clubes de futebol.
Leia também
“Tive passagem por equipes como CRB, CSA e Santa Cruz-AL”, disse o jovem, que tem como treinador Diogo Evaristo, considerado o 1º de Alagoas. “Treinador é fundamental no X1”, observou.
Com uma combinação de habilidade técnica, velocidade e inteligência de jogo, Beijamim surpreendeu a todos ao acumular vitórias importantes e demonstrar uma evolução constante em sua performance. Seu desempenho, inclusive, foi decisivo em partidas memoráveis, onde ele mostrou frieza em momentos de pressão e criatividade para superar seus adversários.
Benjamim é o mais novo contratado da maior banca do Estado de Alagoas: a Top365, que é onde os atletas têm investidores, onde coloca-os para treinar e paga o salário deles. "É como se fosse um clube, mas só que não é clube. É uma banca. No X1 se chama de banca", explicou o jovem atleta, casado com Nathallya Vilela, assessora parlamentar e que também o assessora.
"A banca marca os jogos. Por exemplo, ela prepara a gente para um jogo por 15 dias. Aí, nessa preparação, têm os treinos, tem fisioterapia, tem nutricionista. Isso tudo que a banca oferece. E temos um contrato e ela paga o nosso salário", prosseguiu o jogador.
O último jogo disputado por Beijamim foi no dia 30 de novembro, quando enfrentou e venceu o atleta Vini Raio, na Arena Maceió. Ele também saiu vencedor do torneio Sintonia, no qual existiam mais de dez jogadores na disputa e foi realizado em abril deste ano. E as conquistas não param. Ele ainda venceu as disputas realizadas em março, julho, agosto e setembro deste ano.
“É uma honra ser reconhecido como jogador revelação no X1 Alagoano. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho, dedicação e apoio de todos ao meu redor. Quero continuar evoluindo e alcançar novos objetivos, sempre buscando ser melhor a cada jogo”, disse.
Apesar de não ter conquistado nenhum título fora de Alagoas, Beijamim disse que tem alguns projetos futuros, para o esporte que tanto ama. “Criar ligas e campeonatos dedicados ao X1, com categorias por faixa etária, gênero e níveis de habilidade”, contou.
E mais: “Inovar nas regras para aumentar a competitividade. Promover o X1 em plataformas como YouTube, com transmissões ao vivo, replay em câmera lenta e análises técnicas. Possibilidade de incluir microfones nos jogadores para captar interação. Criar torneios internacionais, conectando talentos amadores e profissionais. Instalar arenas exclusivas para X1 em várias cidades”.
Modalidade que ganha destaque
Mas o que é o X1? Trata-se de uma nova modalidade que vem ganhando destaque e que prioriza o talento e a habilidade individual do atleta, o X1. É um jogo de futebol disputado em campo society, com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time.
A partida tem a duração de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15', para que haja um intervalo de descanso aos competidores.
A modalidade tem virado uma "febre" no Brasil e serve para atletas como Beijamim Cavalcante, que são exemplos do potencial que o esporte possui para revelar novos talentos e inspirar futuras gerações.