
O Campeonato Alagoano está chegando ao seu clímax, com a decisão entre ASA e CRB prometendo ser emocionante. Na tarde deste sábado (8), às 16 horas, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, ASA e CRB jogarão a primeira partida da grande final do Alagoano.
Os dois times chegaram à decisão, após uma bem disputada temporada. Ambos já se enfrentaram neste ano e empataram, por 0 a 0, na estreia do time regatiano na competição. Assim, a expectativa é de que o jogo seja muito brigado, com os dois times apresentando um futebol de alta qualidade. Ao menos é o que esperam as suas respetvias torcidas, que se mostram animadas e prontas para apoiar seus jogadores na busca pelo título.
Leia também
O retrospecto do Fantasma em finais contra o CRB, no entanto, não é bom. Com apenas um título em oito decisões disputadas, o ASA busca mudar este histórico negativo nesta final, que já é a quarta de maneira consecutiva, um marco na história do clube.
Panorama
Após eliminar o CSA nos pênaltis, em pleno Estádio Rei Pelé, o ASA chega para esta primeira partida com altas esperanças de título. Tendo a melhor zaga da competição, com apenas dois gols sofridos, o Fantasma busca manter o bom rendimento defensivo para parar o melhor ataque do campeonato.
Do outro lado, o CRB vem de uma derrota na Copa do Nordeste contra o Sport, no Recife, por 2 a 1. O técnico do Galo, Umberto Louzer, utilizou um time misto visando justamente ao confronto contra o ASA deste fim de semana.
ASA
Depois da classificação na semifinal, o time alvinegro volta as suas atenções para este primeiro confronto. Apesar de um início fraco de competição, o ASA superou as diversidades e conseguiu chegar à reta final.
O time acabou sendo eliminado na Copa Alagoas, competição que disputa com a equipe alternativa, após ser derrotado fora de casa pelo Zumbi, por 2 a 1. Contudo, isso não diminuiu as expectativas da torcida, que está bastante confiante no título, que não vem desde 2011.
Com um sólido sistema defensivo, o zagueiro Zulu é um dos grandes destaques do time nesta temporada. Além da ótima temporada defensiva, Zulu também foi o autor do gol da equipe na partida de ida da semifinal, contra o CSA. Após toda a polêmica envolvendo uma possível saída para o rival, o zagueiro continua focado em ajudar o ASA a se sagrar campeão alagoano.
Além do xerife da zaga, o ASA deve contar com outro reforço importante. Recuperado de lesão, o camisa 10 Thiago Alagoano deve retornar ao time titular para este confronto com o CRB.
O provável time do ASA deve ser: Matheus Vinícius; Paulinho, Cristian Lucca, Zulu e Charles; Tiribi, Fabrício Bigode e Sammuel; Thiago Alagoano, Júnior Viçosa e Keliton.

CRB
O Galo chega com moral para tentar o tetracampeonato do Alagoano. A equipe regatiana conseguiu se sagrar campeã em todas as ocasiões em que enfrentou o Alvinegro na final, o que deixa a torcida ainda mais confiante para esta decisão.
O time vem bem diferente do primeiro confronto com o Alvinegro na temporada, com novas contratações e algumas dispensas. Contudo, dois reforços que chegaram com status de titular não poderão entrar em campo na grande final, por chegarem após o período de inscrições de reforços. São os casos dos laterais Hayner e Willian Bahia. Com isso, Matheus Ribeiro e Vitinho devem retornar ao time titular.
Na atual temporada, a zaga do Alvirrubro vem sendo bastante criticada pela sua fragilidade. Na última partida contra o Sport, pela Copa do Nordeste, as críticas voltaram de forma contundente. Se de um lado a zaga do time preocupa, o mesmo não se aplica ao ataque do Galo, que é um dos melhores do País em gols marcados. Sob a liderança do técnico Umberto Louzer, o time já marcou 22 gols nesta edição do Alagoano, tendo Gegê e Anselmo Ramon como principais artilheiros do time na competição.
Depois de levar um time misto para o jogo da Copa do Nordeste, o técnico Umberto Louzer deve mandar a campo o CRB com: Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Miranda, Segovia e Vitinho; Nathan, Meritão e Gegê; Léo Pereira, Anselmo Ramon e Vinicius Barata.

Arbitragem
Árbitro - Rafael Carlos Salgueiro (CBF).
Assistentes - Pedro Jorge Santos de Araújo e Maria de Fátima Mendonça (CBF).
Quarto árbitro - Jonata de Souza Gouveia (CBF).
VAR - Márcio dos Santos Oliveira (CBF).
Assistente do VAR - Esdras Mariano de Lima (CBF).