Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual

Reportagem faz um mapa das 10 equipes que disputarão o Campeonato Alagoano em 2016, com transmissão exclusiva da TV Gazeta

Neste domingo (24),  terá início o Campeonato Alagoano de futebol. Em 2016, 10 equipes entram na disputa para conquistar o título estadual, que atualmente pertence ao CRB. O torneio que vai até maio terá uma nova fórmula de disputa e será transmitido com exclusividade pelaTV Gazeta, que pelo segundo ano traz para o Estadual o padrão Globo de qualidade na transmissão.

O Alagoano 2016 terá a sua primeira fase dividida em dois grupos (A e B), onde as equipes do grupo A encaram as do Grupo B em formato de ida e volta. As 3 melhores equipes de cada grupo classificarão para a segunda fase, disputada em formato de hexagonal. Os 4 últimos disputarão um quadrangular para definir os dois piores colocados que disputarão a segunda divisão do Alagoano em 2017. Já no hexagonal, as 4 primeiras equipes da disputa, que terá turno único, classificam-se para as semifinais. Os vencedores das semifinais decidem o título Alagoano.

Leia também

A competição Estadual garante ao campeão uma vaga na série D de 2016 e 2017, além de uma vaga na Copa do Brasil e uma vaga na Copa do Nordeste em 2017. O Portal Gazetaweb.com preparou para o torcedor alagoano um verdadeiro resumo das 10 equipes que disputam a competição e o que podemos esperar das equipes.

GRUPO A

CSA

O CSA chega para o campeonato buscando retomar a hegemonia do futebol alagoano. Com 37 títulos conquistados, a equipe Azulina vive um jejum de títulos e há não conquista um Estadual da primeira divisão. Para quebrar o tabu, a nova diretoria Azulina comandada pelo presidente Rafael Tenório contratou o treinador Oliveira Canindé e montou um elenco recheado de boas peças para tentar conquistar o título.

A principal contratação Azulina para a temporada foi o meia Didira, ídolo no rival ASA. O jogador chegou ao Mutange sendo ovacionado pela torcida e a expectativa é que ele possa comandar o CSA rumo ao título estadual, trazendo o calendário cheio para o clube. Outros nomes como Rafael Oliveira, Leandro Souza, Bismarck e Panda fazem parte da espinha dorsal da equipe maruja.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

ASA

Apesar da crise financeira, em Arapiraca o clima é de otimismo. O ASA chega no campeonato Alagoano com uma nova política financeira, sem fazer grandes loucuras para pagar a folha salarial da equipe, que o presidente Bruno Euclides estipulou em R$ 100.000,00 como limite. Sendo assim, o Fantasma parte para o estadual apostando em vários garotos da base que foram campeões sub-20 do Alagoano em 2015.

O grande trunfo da diretoria Alvinegra é a manutenção do técnico Vica. O treinador foi mantido após uma boa temporada em 2015. O ASA só perdeu um jogo no Estadual passado, caindo na semifinal para o CRB; foi eliminado na Copa do Brasil em duelo complicado contra o Palmeiras e caiu nas quartas de finais da série C do Brasileiro para o Tupi-MG, perdendo a chance de subir para a segunda divisão nacional. O bom trabalho de Vica pode ser o diferencial para uma boa campanha do ASA .

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Site do ASA

CSE

O tricolorido de Palmeira dos Índios chega ao Alagoano com a expectativa de melhorar o desempenho de 2015, quando o CSE atingiu a 5ª colocação geral da competição. A diretoria do clube resolveu investir na montagem do elenco e trouxe alguns nomes conhecidos do torcedor, como o atacante Luís Paulo e o zagueiro Betão, que disputaram o Alagoano do ano passado pela equipe.

Para comandar a equipe, a diretoria resolveu apostar no treinador Freitas, que também comandou a equipe em 2015 e conseguiu bons resultados. Os dirigentes tricoloridos esperam que, a experiência do comandante no futebol alagoano somado ao elenco que já é rodado na competição local, possa levar o CSE a uma boa campanha.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Murici

A equipe da zona da mata alagoana quer esquecer o sufoco do Alagoano em 2015, quando o time Alviverde escapou do rebaixamento na última rodada com uma vitória dramática sob a equipe do CEO, jogando em Olho D'água das Flores. Após o susto, a ideia da diretoria comandada pelo presidente Geraldo Melo, o Geraldão, é montar uma equipe que possa voltar a brigar por títulos, como aconteceu em 2010 que o clube conquistou o estadual.

Para isso, o clube apostou no treinador Humberto Campos para comandar o elenco que tem nomes como o atacante Peixinho, o goleiro Dias, o meia Paulo Vítor e o volante Rambo, todos jogadores com passagens no Murici ou em clubes que disputam o Campeonato Alagoano em 2016.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Jailson Colácio / Assessoria Murici

Sete de Setembro

Um dos dois clubes que ascendeu da segunda para a primeira divisão do estadual, o Sete de Setembro chega para a competição com a meta de permanecer na elite do futebol alagoano. A equipe que foi campeã da segunda divisão foi praticamente desfeita, e novos jogadores foram trazidos para a formação do elenco da terceira equipe da capital.

O elenco conduzido pelo treinador Adriano Cabeça tem vários jogadores com passagem pelo futebol Paulista. O atacante Alex Roberto, como passagem pelo CSA e Edil, ex-Coruripe, são dois dos nomes mais conhecidos do torcedor local.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Divulgação - Sete de Setembro

GRUPO B

CRB

Atual campeão alagoano, o CRB entra na competição sendo apontado como o grande favorito para a conquista de mais um título, que seria o 3º nos últimos 4 anos. Único clube alagoano que disputa a série B do Campeonato Brasileiro, o Galo tem investido pesado em contratações para a temporada 2016, onde além do Alagoano o Alvirrubro disputa a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série B.

A grande novidade do CRB para o ano é o CT Presidente Marcos Barbosa, novo equipamento esportivo do clube. O treinador Mazola Júnior foi mantido e nomes de peso foram trazidos, como os atacantes Lúcio Maranhão e Neto Baiano e o meio-campo Dakson. Eles se juntam a uma base já montada com jogadores como os zagueiros Gabriel e Audálio, o volante Olívio e o goleiro e capitão Júlio César.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Smack Neto

Coruripe

Atual vice-campeão, o Coruripe espera manter o bom retrospecto no âmbito local. A equipe campeã em 2014 trouxe o treinador Leandro Campos, que teve passagem pelo ASA em 2013. O presidente Alfredo Raildo fez um esforço e conseguiu manter algumas peças fundamentais da temporada passada, como os zagueiros Williames José e Thiago Papel, o meia Tiago Lima e o atacante Ivan voltam para mais uma temporada com o Hulk.

Com três competições garantidas no ano (Alagoano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil) o objetivo do Alviverde do litoral é voltar a Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2015, a equipe conseguiu chegar a segunda fase da competição, mas acabou sendo eliminada pelo São Caetano. A ideia agora é fazer um bom estadual e voltar a disputar a competição em 2016 e 2017.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Leonardo Freire / Globoesporte

Ipanema

O canarinho do Sertão é mais uma equipe disposta a esquecer 2015. O Ipanema quase caiu para a série B, livrando-se da queda na última rodada com uma vitória sobre o Santa Rita. O objetivo nesse ano é fazer uma boa campanha e quem sabe brigar de igual para igual com as equipes de maior investimento na competição.

Sendo assim, a diretoria trouxe um treinador Gaúcho, Sandro Pereira, para comandar a equipe. A ideia é montar uma boa estrutura e atrair um elenco jovem, mas com boa qualidade. O Ipanema é o único clube que terá estrangeiros no elenco: o volante espanhol Felipe Escobar e o zagueiro colombiano Yordi.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Divulgação

Santa Rita

A equipe de Boca da Mata sempre vem como um dos candidatos a ser surpresa do estadual. O Santa Rita repete a fórmula de sucesso de outros anos e aposta em jogadores jovens garimpados em todo o país. O time vai contar também com alguns atletas mais experientes que já conhecem o futebol alagoano. Nomes como Fábio Lopes, Jhony e o volante Jota são os mais conhecidos da torcida.

O Santa Rita protagonizou uma troca no comando técnico antes do início do campeonato. O treinador anterior, Gilmey Aimberê (ex-Colo Colo de Ilhéus-BA), foi dispensado após um mau resultado em amistosos. O escolhido para comandar esse elenco foi o técnico Eduardo Neto, que teve passagem positiva pelo clube em 2014, quando levou o Santa Rita as oitavas de finais da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Cruzeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Smack Neto

Penedense

Penedo volta a ter um representante na primeira divisão alagoana após disputar a segunda divisão no ano de 2015. O Penedense chega ao campeonato com a expectativa de se manter na elite alagoana, interrompendo o 'sobe e desce' que acompanha o clube na última década. Para isso, o presidente Geilson Limeira tem se esforçado na montagem do elenco Alvirrubro.

Para a disputa do estadual, a diretoria montou um elenco com cerca de 30 atletas, que tem como destaques o atacante Warley, o zagueiro Cleriston, que teve passagem pelo CEO, o meio campo Palhinha e o lateral-esquerdo Dray, que atuou pelo Santa Rita em 2015.

Imagem ilustrativa da imagem Aquecimento para o Alagoano 2016: conheça os 10 clubes que disputam o estadual
| Foto: FOTO: Oparanews

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas