Após oito anos, CSA e Sport duelam pelas quartas da Copa do NE em Maceió

Nesta terça, às 21h35, equipes vão reeditar decisão de 2014, vencida pelo CSA no tempo normal, mas com o Leão passando de fase

O CSA recebe o Sport nesta terça-feira (22), pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2022. É jogo único e a bola rola às 21h35, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Ninguém tem vantagem nesta fase, que terá a presença do árbitro de vídeo, o VAR. Empate no tempo normal leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis. No último duelo entre as equipes, o Leão venceu o Azulão, por 1 a 0, pela fase de grupos do regional de 2020.

Cenário

O Azulão encerrou a primeira etapa da competição, na segunda posição do Grupo A, com 14 pontos, atrás do Fortaleza. Foram quatro vitórias, dois empates, duas derrotas, 13 gols marcados e seis sofridos em oito partidas. No sábado (19) passado, goleou o Altos-PI no Trapichão, por 3 a 0. Lucas Barcellos, Rodrigo Rodrigues e Luiz Henrique marcaram os gols no 2º tempo.

O Leão da Ilha ficou na terceira posição da disputa, com o mesmo aproveitamento do Alviceleste, porém, com saldo de gols inferior. Também pela 8ª rodada, o Rubro-Negro venceu com tranquilidade. Em casa, em Pernambuco, aplicou 3 a 0 no rival Floresta-CE, no retorno da torcida. Juba e os gringos Parraguez e Ray Vegas, definiram o resultado final.

CSA

Contra o Jacaré, Mozart Santos preservou alguns titulares inicialmente, já pensando nesta fase decisiva. Lucas Marques, Wesley Nascimento, Diego Renan, William e Bruno Mota foram as novidades no time mesclado. Mas vale ressaltar que o Azulão só abriu o placar na reta final, após o comandante ter colocado em campo atletas mais qualificados, como Gabriel e Rodrigo Rodrigues.

Rodrigo Rodrigues comemora 7º gol dele e o 2º gol do CSA sobre o Altos-PI, no Trapichão - Foto: Celio Junior/AGIF

Agora, o Azulão atuará com a base titular. Ter vencido foi importante para o time, pois lhe deu a chance de disputar uma vaga às semis, em casa. Na coletiva após o triunfo, o treinador azulino fez questão de mencionar a vantagem: “Muito importante porque, dentro da nossa casa, nós somos muito fortes e estamos demonstrando isso ao longo da temporada”, disse o ex-atleta.

Após triunfo sobre o Altos-PI, Mozart falou da importância do CSA jogar em casa as quartas do Nordestão - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

O elenco titular que eliminou o Paysandu na Copa do Brasil deve entrar em campo nesta terça. Assim, um provável CSA tem: Marcelo Carné, Igor, Wellington, Werley e Ernandes; Geovane, Gabriel e Yann Rolim; Osvaldo, Marco Túlio e Rodrigo Rodrigues.

Sport

Invicto há quatro partidas na condição de visitante, sendo uma pelo Nordestão e três pelo Estadual, o Leão está confiante de que pode surpreender em Maceió. O treinador Gilmar Dal Pozzo conta com atletas de qualidade como o chileno Javier Parraguez, autor de cinco gols nas últimas três partidas. Na vitória sobre o Floresta, por exemplo, além de marcar duas vezes, o gringo atuou como garçom, deixando Ray Vanegas, outro estrangeiro que vem crescendo de rendimento, completar o placar final.

Luciano Jubar festeja primeiro gol do Sport sobre o Floresta na Ilha do Retiro - Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

O treinador vem comemorando o entendimento do Sport das suas ideias, ou seja, da sua filosofia de trabalho, apesar do pouco tempo no clube, já que chegou na semana passada. No derradeiro pós-jogo, o ex-goleiro falou da boa fase do Rubro-Negro e da natural confiança.

"Estou satisfeito com todos e eu vejo uma margem de evolução ainda maior, mas temos a consciência de que, a partir deste momento, começa uma outra competição totalmente diferente. O nível de exigência é diferente também, mas a gente vem em uma evolução", apontou.

Gilmar Dal Pozzo, técnico do Sport, vem celebrando crescmento de Vanegas e Parraguez - Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Como se diz no futebol: "Em time que está ganhando, não se mexe". Neste sentido, é muito improvável que o mentor do Leão apresente uma proposta tática muito diferente das vistas nos recentes jogos do Sport. Logo, uma provável formação do Time do Povo tem: Maílson, Ewerton, Rafel Thyere, Sabino e Lucas Hernandéz; Ronaldo Henrique, Ítalo e Pedro Naressi; Vanegas, Parraguez e Luciano Juba.

Arbitragem

Antonio Dib Moraes de Sousa apita a partida ao lado dos assistentes Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglesias Araújo Silva. Os três são da federação de arbitragem do Piauí. Marcio dos Santos Oliveira, de Alagoas, será o quarto árbitro, e Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, do Rio Grande do Norte, fica no VAR.