
Ele é, indiscutivelmente, o cara do CRB. Artilheiro, com 53 gols marcados, até o momento, Anselmo Ramon fez o terceiro gol regatiano, na última quarta-feira (17), na vitória por 4 a 1 sobre o Botafogo-SP, pela Série B do Brasileiro, cobrando um pênalti. Vale destacar que o Galo começou com derrota por 1 a 0, mas virou o jogo.
Além de Anselmo, fizeram os gols regatianos: Hereda (empatando), Kleiton (o segundo) e Mike (o quarto).
Leia também
Com esse tento, o centroavante tornou-se o maior goleador do CRB no século 21, com 53 gols marcados, superando o famoso Zé Carlos, o “Zé dos Gols”, ex-CRB, que era o detentor da marca, com 52 gols assinalados.
E os números do atacante, realmente, impressionam. Ao ser questionado sobre este grande feito, ao final da partida contra o Bota-SP, Anselmo Ramon respondeu:
“É um momento muito bom, gratificante. Agradeço muito a Deus por esse momento que venho passando aqui no CRB, me tornando o artilheiro do século, uma marca muito importante com essa camisa do CRB, e feliz por essa vitória, porque a gente sabe que não é fácil a Série B. Mas saímos atrás no placar e conseguimos a virada em cima deles”.

Mas quem é ele?
Anselmo Ramon Alves Herculano, 36 anos (23 de junho de 1988) é natural de Camaçari-BA, tem faro de gols. Só em 2024, ele assinalou 20 gols, sendo sete no Campeonato Alagoano, cinco na Copa do Nordeste, um na Copa do Brasil e sete na Série B, tendo disputado, ao todo, 37 partidas. Também deu três assistências.
O jogador começou sua carreira no Bahia, em 2007. Também defendeu as cores de clubes como Cruzeiro, Cabofriense, Kashiva Reysol (Japão), Avaí, Hangzhou Greentown (China), Guarani, Vitória e Chapecoense, entre outros.
Ele chegou ao CRB em 2022, quando conquistou tricampeonato alagoano e ainda ficou com o troféu de craque do Estadual.
Já em abril deste ano, Ramon decidiu renovar por mais uma temporada com o CRB, após recusar uma proposta do Fortaleza. Além disso, o vínculo do atacante vai agora até o fim de 2026. Até a proposta do Fortaleza, o jogador possuía contrato até o fim deste ano.
Pênalti perdido é passado!
É bem verdade que Anselmo Ramon desperdiçou a sua penalidade contra o Fortaleza, na final da Copa do Nordeste, em 9 de junho deste ano. Foi o único desperdiçado na série que deu o título ao Fortaleza. Mas, enfim, isso é passado e Anselmo está perdoado.
Um torcedor mesmo, à época, disse que isso é página virada. “Se não fosse o Anselmo, dificilmente, estaríamos nesta final. Foi displicente, mas perder faz parte. Fomos gigantes! Página virada. Vamos focar agora no acesso”, postou, nas redes sociais do Galo. E outro postou: “Foi um dia inesquecível, chegamos realmente muito próximos de fazer história! Agradecer a diretoria, a todo o elenco de jogadores, a comissão técnica…”.

Números importantes do artilheiro Anselmo Ramon
- Sua melhor temporada é 2024, com 20 gols em 37 jogos;
- Campeão da Série B 2020 (pela Chapecoense), onde fez o gol do título;
- Tricampeão alagoano;
- Campeão catarinense (em 2020);
- Artilheiro da Série B deste ano (7 gols).