Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Aliança segura ASA no tempo normal, vence nos pênaltis e vai à final da Copa Alagoas: 5 a 3

Alvinegro perdeu muitas chances no 1º tempo; Tricolor vai ter a chance de conquistar o 2º título em sua história

O Desportivo Aliança está na final da Copa Alagoas de 2022. Neste sábado (19), o Tricolor recebeu o favorito ASA pelas semifinais da competição. A bola rola no Estádio Universitário UFAL. No primeiro tempo, os goleiros seguraram o 0 a 0. Ou seja, as equipes conseguiram produzir e criar chances de gols.

Todavia, na etapa final ambas priorizaram o sistema defensivo, ficaram com medo de tomar o gol e a partida caiu muito de rendimento, levando a decisão para a disputa de pênaltis, pela primeira vez nesta edição. Na marca da cal, melhor para o time maceioense que, converteu as cinco cobranças e se classificou à final pela primeira vez. Fidélis perdeu a 3ª cobrança para o Gigante.

Leia também

Calendário

O ASA volta agora sua atenção para a semifinal do Campeonato Alagoano. Contra o Murici, o Alvinegro disputa uma vaga na grande decisão. O horário deste duelo ainda será definido pela FAF. Por sua vez, o Desportivo Aliança espera o vencedor entre CSE e Cruzeiro de Arapiraca para disputar o titulo da Copa Alagoas. Este jogo acontece neste domingo (20), às 17h, no Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios.

1º TEMPO

O Desportivo Aliança começou o jogo tentado impor um ritmo mais forte, pelas laterais. Porém, depois o ASA freou a marcação do Tricolor, ficando com a segunda bola no grande círculo do gramado. À vista disso, ambos, nervosos, fizeram uma partida com muita disputa ao longo da etapa inicial, contudo, com grandes chances de gol, principalmente por parte do Fantasma.

Aos 21 minutos, Junior Viçosa caiu no gramado e pediu pênalti, mas o árbitro não viu infração do zagueiro do Aliança, ao travar chute do atacante do Gigante. O Tricolor respondeu em seguida, com Adriel. O lateral arriscou chute do meio da rua e quase abriu o placar. A bola passou perto da meta de Raílson. O Gigante respondeu. Assis jogou a bola na área para Viçosa, mas Flávio chegou antes e abraçou a redonda.

O lance principal do Alvinegro foi quando Xandy conseguiu passar pela e pelo goleiro Flávio, porém, errou o alvo totalmente livre. O ASA tentou manter um volume maior e teve a vantagem na disputa da segunda bola na maioria dos lances. No ataque, recorreu a cruzamento e finalizações de pequena distância. Por sua vez, o Aliança trabalhou mais a bola no chão pelo corredor direito e teve dois bons momentos.

Os dois goleiros trabalharam muito na primera etapa, estavam inspirados
Os dois goleiros trabalharam muito na primera etapa, estavam inspirados | Foto: Remir Peixoto /Ascom ASA

Em um deles, Filipe André levantou no primeiro poste e Jean cabeceou para fora. E suma, as duas equipes priorizaram muito a forte marcação e isso deixou o jogo com o cenário de muito equilíbrio. Luciano limpou a marcação e bateu no centro do gol, direto nas mãos de Raílson. O Fantasma ameaçou posteriormente em contra-ataque.

Anderson Feijão deu uma cavadinha para Xandy, que ficou cara a cara Flávio, que fechou o gol, espalmando para o lado. Grande defesa! O ritmo estava frenético. Após escanteio, Filipe André cabeceou a pelota e já saiu para comemorar, mas viu Raílson se esticar todo e evitar o gol. Outra bola quente para cima de Flávio ocorreu aos 36 minutos.

Michel, de branco, e Luciano, camisa 10 do Tricolor; duelo foi bem equilíbrio no 1º tempo
Michel, de branco, e Luciano, camisa 10 do Tricolor; duelo foi bem equilíbrio no 1º tempo | Foto: Remir Peixoto /Ascom ASA

Com muita gente em seu campo de visão, o arqueiro defendeu cruzamento de Assis, com efeito, no puro reflexo. Foi uma partida limpa no quesito marcação. Ou seja, houve pouquíssimas faltas. O árbitro ainda deu seis minutos de acréscimos.

O ASA novamente desperdiçou outra chance de marcar. Junior Viçosa recebeu na intermediária e resolveu tocar para Feijão, que preferiu devolver para o companheiro, mas pegou fraco, facilitando a defesa de Flávio.

2º TEMPO

A etapa final começou como terminou a primeira, com mais uma defesa importante. Léo deu um tapa de três dedos para Willames, que fuzilou de primeira, rasteiro, no ângulo inferior direito, mas Raílson jogou para escanteio. Logo depois, o Tricolor assustou novamente. Após cruzamento de Willames, Adriel dominou no peito, dentro da área, e chutou de longe, com o lado do pé, e Pillar desviou por cima, ficando incrédulo com o gol perdido.

Neste momento, o ar de indefinição seguiu no jogo, com um nível de disputa acirrado. Após os dois sustos, o ASA resolveu ameaçar. Xandy achou Fidélis no setor direito ofensivo que, de frente para o alvo, foi travado no momento da conclusão.

A partir daí, o jogo ficou morno, previsível, com ASA segurando mais o jogo no ataque, todavia sem finalizar, graças ao bom posicionamento da zaga tricolor. Teve muitos passes, laterais, viradas de jogo, mas nada de gol.

O ASA teve mais volume de jogo na etapa final, mas parou foi impedido por Railson e Jean, do Aliança, de abrir o placar
O ASA teve mais volume de jogo na etapa final, mas parou foi impedido por Railson e Jean, do Aliança, de abrir o placar | Foto: Reprodução/ElevenSports

Aos 18min., Xandy foi acionado, correu, porém, Flávio dominou a bola primeiro. No Aliança, Filipe André tentou rolar para Pilar, mas Fábio chutou para a linha de fundo. Luciano jogou no meio da zaga, porém, a redonda passou por todo mundo.

Novamente, a partida passou alguns minutos sem investidas, isto é, caiu de rendimento. Teve muita disputa pelo alto e recuos para os goleiros. O Aliança seguiu no 4-4-1 e o ASA um pouco melhor, rondando do meio para frente e repetindo o clico quando barrado pelo adversário.

O ritmo ofensivo caiu no 2º tempo e os times priorizaram a defesa; Aliança e ASA empataram sem gols no tempo normal
O ritmo ofensivo caiu no 2º tempo e os times priorizaram a defesa; Aliança e ASA empataram sem gols no tempo normal | Foto: Reprodução/ElevenSports

Jean, camisa 04, salvou o Aliança na marca dos 34 minutos. Após cruzamento de Assis, Xandy apareceu do outro lado do campo para concluir, mas o zagueiro roubou a bola e saiu jogando limpo. Na sequência, foi a vez de os anfitriões assustarem. Luciano recebeu na entrada da área, rolou para Pilar, entre os zagueiros, finalizar. Entretanto, os atletas alvinegros deram carrinho ao mesmo tempo, travando o chute.

Anderson Fejão comemora aquisição do Alvinegro
Anderson Fejão comemora aquisição do Alvinegro | Foto: Remir Peixoto /Ascom ASA

Grande jogada de Tricolor aos 42’. Luciano puxou contra-ataque, foi levando na velocidade, entrou na grande área, mas adiantou e deu tempo para Raílson fechar o espaço do chute. A bola saiu por cima na conclusão. José Ricardo Vasconcelos acrescentou três minutos, mas o degaste tomou conta dos atletas. Fim de jogo e disputa de pênaltis!

Pênaltis

Na disputa da marca da cal, o Desportivo Aliança venceu por 5 a 3. Filipe André (Aliança), Anderson Feijão (ASA), Pillar (Aliança), Willames (Aliança), Wendel (ASA), Henrique (Aliança), Xandy (ASA) e Luciano (Aliança), nesta ordem, converteram suas cobranças. Já Fidélis (ASA) desperdiçou sua chance.

Ficha Técnica

Desportivo Aliança – Flávio; Adriel, Paulo, Jean e Henrique; Willames, Léo (Jonathan) e Pilar; Luciano, Bebel (Cauã) e Pilar. Técnico: Rommel Vieira.

ASA – Raílson; Michel, Cristian Lucca, Fábio e Marcão (Magal); Assis, Fidélis e Anderson Feijão; Xandy, Wendel e Junior Viçosa. Técnico: Arnaldo Lira.

Cartões amarelos: Bebel (Aliança); Fábio (ASA); Paulo (Aliança).

Árbitro – Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (FAF).

Assistentes – Wagner Jose da Silva (FAF) e Antonio Ibiapina Alvarenga (FAF).

Quarto árbitro – Felype Wanderley Tenório Urubá.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas