Alagoas estará sendo representado no próximo Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. O torneio acontece entre os dias 23 e 30 de abril, em Palmas, no Tocantins. A delegação alagoana será formada por 17 atletas, todas da Escola Rosalvo Ribeiro, localizada em Rio Largo.
O embarque está programado para o próximo domingo, dia 23, e a equipe está confirmada na cerimônia de abertura. O time alagoano, comandado pelo técnico Romero Farias, ganhou o apoio da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) para arcar com passagens aéreas, hospedagem e alimentação.
Leia também
Alagoas está no Grupo H do torneio, junto com as seleções de Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia. No Grupo G estão Tocantins 1, Pernambuco, Acre e Mato Grosso do Sul.
“Para a FAEC é uma satisfação enorme ter uma escola alagoana participando de uma competição nacional com os benefícios ofertados. Essa sempre foi a nossa prioridade, darmos igualdade de oportunidades às escolas públicas e particulares, para que Alagoas pudesse ter representantes em todos os eventos”, afirma o presidente da FAEC, Irã Cândido.
As meninas, com idade média de 16 anos, começaram a treinar ainda em 2022, já visando à disputa do torneio. O caminho não foi fácil ao longo desse tempo. “A dificuldade maior foi a de não conseguir fazer amistosos preparatórios, pois as escolas não têm equipes de futebol de campo feminino”, lamentou o professor Romero.
Todos vivem uma grande expectativa com a proximidade do embarque e a chance de mostrar o resultado do trabalho em uma competição de alto nível. O técnico reforça os desafios e a determinação da delegação para enfrentar essa importante competição.
"A expectativa é imensa, ansiedade de começar logo o evento e fazer o melhor possível dentro das nossas condições. Vamos enfrentar a equipe da casa, do estado de Tocantins. Acreditamos que esse deve ser o nosso maior desafio", disse o experiente técnico, que tem formação acadêmica pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e há 22 anos trabalha com o esporte escolar.
A zagueira Valesca, de 15 anos, entende a responsabilidade de participar de uma competição de alto nível. “A gente vai jogar para conseguir trazer essa medalha. É uma oportunidade única a gente participar desse campeonato. Uma oportunidade que muitas pessoas não podem ter. A gente só tem a agradecer e nosso foco é conseguir essa medalha”.
Evelin Manuela, 15 anos, ponta direita da equipe, está confiante nos resultados. “Minha expectativa é chegar lá e vencer, jogar com garra e muita disposição. Vamos jogar com muita raça”.
Mundial no Marrocos
O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol 2023 é uma competição escolar que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva. A competição ainda servirá como um classificatório para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023
Os campeões da série Ouro desta seletiva nacional terão vagas garantidas no Mundial Escolar de Futebol. O evento é promovido e realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Em Alagoas tem a parceria da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC). Enquanto isso, a etapa masculina será disputada entre os dias 16 e 23 de maio, no Recife, Pernambuco.
*Com assessoria