Alagoano Série A 2022: Jaciobá recebe o ASA, neste sábado, em Arapiraca

Partida começa às 17h e será transmitida pela FAF/TV no Youtube. O campeão do estadual ganhará uma vaga na Copa do Nordeste de 2023

Neste sábado (22), às 17h (de Brasília), Jaciobá e ASA se enfrentam no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela 1ª rodada do Campeonato Alagoano 2022. Será o sexto duelo entre as equipes na história. Até então, o confronto é equilibrado e de poucos gols, pois ninguém venceu.

Foram cinco empates e dois tentos para cada lado. Na última temporada, ambos sequer se classificaram para a etapa eliminatória da competição. Nos oito jogos disputados da primeira fase, o Alvinegro terminou em 5º lugar, com 13 pontos, e o JAC, em 7º, com apenas nove.

Cenário

A expectativa dos times é das melhores, de brigar de igual para igual com os outros seis concorrentes, ser campeão e garantir uma vaga na Copa do Nordeste de 2023. Quem vencer o duelo terá mais confiança nos compromissos seguintes do torneio.

Ambos também estão disputando a Copa Alagoas nesta temporada, no Grupo A. Até então, o ASA é o líder, com 100% de aproveitamento. Assim, tem seis pontos e sete gols marcados em duas partidas. Por sua vez, o JAC ainda não pontuou. Isto é, perdeu os dois duelos iniciais e segue na 5ª posição, fora da zona de classificação à fase do mata-mata.

Jaciobá

O experiente técnico Antônio Fernandes, o “Toninho Cobra”, é quem vai comandar os jogadores do Azulão do Sertão no Alagoano, assim como vem fazendo na Copa Alagoas, e orientou durante a pré-temporada, iniciada em dezembro do ano passado.

Depois das derrotas para o Dínamo e FF Sport Atalaiense na Copa Alagoas, encarar o ASA na estreia do Estadual não é nada fácil, mas o time de Pão de Açúcar está animado e vai fazer de tudo para complicar a vida do adversário. A tendência é que atue recuado, explorando o contra-ataque.

Ainda no ano passado, a diretoria do Azulão apresentou o plantel que está disputando a Copa Alagoas. Assim, a base titular que enfrentará o Alvinegro no Fumeirão deve ser a mesma. Uma provável escalação para este sábado tem: Flávio Blanco; Jadiel, Rudnei e Kemerson; Álvaro, Elson e João Rosa; Luiz Fernando, Emerson, Tácio e Ramon.

ASA

Favorito na disputa, o Alvinegro também vai disputar em 2022 a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil. Nesta, estreia contra o Cuiabá, em casa, pela primeira fase, e precisa vencer. Por isso, a diretoria vem investindo para a comissão técnica ter um elenco de qualidade disponível e conquistar grande feitos no ano.

Até o momento, o Alvinegro contratou o experiente Celso Texeira e apresentou 14 reforços, com destaque para o goleiro Deola, o zagueiro André Nunes e os meias Jorginho e Valdívia, que retornaram ao clube para tentar ajudar nas disputas de 2022.

Depois de ficar pelo caminho na primeira fase em 2021, o Gigante quer voltar a ter prestígio na elite do futebol alagoano, uma vez que não conquista o torneio há mais de uma década. Na Copa Alagoas, ao contrário do oponente, ganhou de CEO e Dínamo nas duas primeiras rodadas e segue como favorito para conquistar o tricampeonato.

O provável time do ASA é: Deola; Michael, Benne, Cristian Lucca e Assis; Magal (Jorginho), Fidélis e Régis; Roger Gaúcho, Xande e Anderson Feijão.

Arbitragem

Helder Brasileiro de Aquino apita a partida. Ele terá o auxílio dos assistentes Rodinelle dos Santos Tavares e Wagner José da Silva, além do quarto árbitro Adrian da Silva Santos. Todos são da comissão de arbitragem da Federação Alagoana de Futebol (FAF).