Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Alagoano estreia com título na elite do karatê nacional

Competindo na modalidade kata, em Natal-RN, Paulo Neto vence última seletiva para o Brasileiro, que acontece em novembro

O karatê alagoano tem um nome para ficar de olho! Paulo Neto voltou a fazer história nesse final de semana. Mirando voos mais altos, Paulinho, como é carinhosamente chamado por todos, filiou-se à Federação Alagoana de Karatê (FAK) e fez bonito logo em sua estreia na elite do karatê nacional.

Competindo em Natal-RN, o lutador ignorou os obstáculos desse processo de transição para faturar a medalha de ouro, na modalidade kata (luta imaginária), na 7ª e última seletiva para o Campeonato Brasileiro – que acontece em novembro, no interior de São Paulo.

Leia também

A seletiva aconteceu no sábado (23), no Ginásio Esportivo Senador Jessé Freire, onde Paulinho fez mais do que precisava para carimbar sua presença no Brasileiro. Pai e maior incentivador, Paulo Soares conta como foi a nova conquista do pequeno campeão, destacando não apenas a dificuldade de uma estreia, mas também o fato de ter enfrentado adversários mais experientes.

“Paulinho precisava encerrar um ciclo. Afinal, ele conquistou tudo competindo pela federação de karatê interestilos, inclusive o Mundial da Escócia, disputado em julho deste ano. Ele deixou a zona de conforto. Do contrário, seguiria no karatê apenas defendendo título, o que não é interessante para nenhum atleta em ascensão. Por isso é que veio a migração, para que ele passasse a disputar competições promovidas pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e que, portanto, contam com a chancela do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)”, explica Paulo Soares.


				
					Alagoano estreia com título na elite do karatê nacional
Paulinho com sua 1° medalha de ouro em competições da CBK. Assesoria/Bruno Soriano

Ainda de acordo com o pai do carateca, a seletiva no Rio Grande do Norte era a última chance de Paulinho conquistar uma vaga no Brasileiro, visto que não participou das seletivas anteriores, por não ser filiado.

“Uma transição como essa é sempre muito difícil, principalmente por se tratar de uma competição de altíssimo nível e porque, para a CBK, Paulinho deve disputar na categoria sub-10, em razão do ano de nascimento. Ou seja, contra adversários com quase dois anos a mais de experiência. Mas ele conseguiu superar tudo isso e mais uma vez levar o Estado de Alagoas ao lugar mais alto do pódio”, reforça.

Agora, as atenções já começam a se voltar para o Campeonato Brasileiro, que acontece entre os dias 14 e 19 de novembro, em São Bernardo do Campo-SP, e com promessa de nova medalha. “É chegada a hora de alimentar novos sonhos e caminhar rumo ao Panamericano e às Olimpíadas”, garante o pai coruja.

*Com Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas