Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Alagoana é campeã brasileira em competição de xadrez em Natal-RN

Luyse Acioli competiu no Sub-16 feminino e venceu duas categorias, Blitz e Rápido

Mais títulos para o esporte de Alagoas. As pequenas campeãs de xadrez agora conseguiram mais um feito. Luyse Acioli, 16 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Sub-16 feminino em duas categorias, Blitz e Xadrez Rápido. Já a mais nova, Laura Sophia, 11, disputou a categoria Sub-12 feminino e conquistou o sétimo lugar na modalidade Blitz, e foi a quinta colocada no Rápido.

O Campeonato Brasileiro de Categorias, disputado em Natal-RN, está sendo realizado desde o dia 1º de junho e será encerrado neste domingo (5). O evento ocorre pela primeira vez no Nordeste e a capital potiguar foi a escolhida.

Leia também

Vale destacar que o Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez é dividido em duas categorias, separados pela idade dos enxadristas: o Festival Nacional da Criança (Fenac) e o Festival Nacional da Juventude (Fenaj). Luyse tem 16 anos e jogou no Fenaj e a mais nova, Laura, que tem 11, competiu no Fenac.

Laura é a mais nova e conquistou o 7º lugar no torneio de Blitz e a 5ª colocação no Rápido
Laura é a mais nova e conquistou o 7º lugar no torneio de Blitz e a 5ª colocação no Rápido | Foto: Cortesia

Premiações

O evento contou com mais de 300 enxadristas inscritos. Nele os melhores jogadores rankeados na competição conquistarão vagas para o Campeonato Mundial na Geórgia, o Pan-Americano em Montevidéu e o Mundial da Juventude na Romênia. Haverá premiação com troféus para os três primeiros colocados gerais e medalhas até a 15ª colocação.

O que são Blitz e Rápido?

Xadrez Blitz é uma variante do xadrez que utiliza uma quantidade de tempo de 3 minutos para cada jogador, sendo adicionados 2 segundos por jogada. Já o Xadrez Rápido é uma variação que emprega uma quantidade de tempo bastante reduzida para cada atleta, em vez do tempo normalmente regulado.

Se liga!

A GazetaWeb noticiou, no dia 21 de maio, que as meninas estavam buscando ajuda para participar da competição. A matéria em questão trouxe alguns dados impressionantes sobre as duas pequenas. Luyse é a primeira mestra em xadrez de Alagoas, reconhecida pela Federação Brasileira, além de ser hexacampeã alagoana. Já a mais nova, Laura, inspirada por Luyse, é tetracampeã alagoana.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas