Próximo adversário da Copa do Nordeste, CSA não vence Bahia fora de casa há 12 anos

Azulão do Mutange precisa superar histórico indesejado para superar o Tricolor dentro da Fonte Nova

Após quase três anos sem se enfrentarem, Bahia e CSA voltam a fazer um confronto em Salvador, nesta quarta-feira (16), pela Copa do Nordeste. O embate entre as equipes tem se tornado comum, seja pelo Nordestão ou Campeonato Brasileiro. Entretanto, ainda há um histórico ruim para o Azulão superar contra o Tricolor, já que não vence em Salvador há, praticamente, 12 anos.

O fato de o CSA vencer o Bahia na condição de visitante só aconteceu uma vez na história, na temporada de 2010, pela própria Copa do Nordeste. Naquela temporada, o time marujo encontrou o Tricolor Baiano, em Pituaçu, e conseguiu uma importante vitória, por 2 a 1, com gols de Serginho e Alexsandro, enquanto Aleílson fez o único gol baiano.

Naquela altura do campeonato, o resultado foi importantíssimo. No regulamento de 2010, quinze equipes enfrentavam-se entre si, enquanto os quatro primeiros avançavam para a semifinal. No fim da fase de classificação, o Azulão ficou no terceiro lugar, com 25 pontos, porém, o Bahia acabou em quinto, com 22 pontos.

A notícia triste é que essa é a única vitória azulina registrada contra o Tricolor, fora de casa. Ao todo, são 14 embates entre Bahia e CSA na Terra de Todos os Santos. O 'Bahêa' computa 12 triunfos, contra apenas um empate e uma vitória favorável ao Azulão do Mutange, dados que constam no site Ogol.

O número de gols marcados também mostra uma vantagem imensa, sendo 29 gols baianos, contra oito tentos alagoanos. A maioria dos duelos aconteceram pela Copa do Nordeste, porém, muitos deles também ocorreram no Campeonato Brasileiro. O último, inclusive, foi na Série A de 2019, quando o Tricolor venceu por 1 a 0.

Bahia e CSA ficarão diante da torcida baiana nesta quarta (16) - Foto: Johnny Pinho/AGIF

Curiosamente, Bahia e CSA já têm mais dois encontros confirmados para 2022. Com o rebaixamento do Esquadrão de Aço para a Série B desta temporada, os dois clubes farão dois duelos que prometem bastante na Segundona. A boa notícia é que o Azulão venceu no último encontro entre os clubes, justamente no Nordestão de 2021, quando o time alagoano fez 2 a 0 no Rei Pelé.

Bahia e CSA duelam na Fonte Nova, em Salvador, às 19h30 desta quarta-feira (16). Vale lembrar que, em 2022, o Esquadrão já realizou quatro partidas na condição de mandante, conseguindo duas vitórias, um empate e uma derrota. Por outro lado, o time marujo fez três como visitante, com uma vitória, um empate e uma derrota.