Fim de temporada! ASA perde para Nacional e está eliminado da Série D

Alvinegro não sustenta vantagem conquistada na primeira partida e se despede da Série D com 3x0 melancólico

Acabou o 2023 de ASA, e de maneira melancólica. O Alvinegro foi eliminado da Série D do Brasileirão neste domingo (6), após uma derrota dolorosa para o Nacional de Patos, por 3 a 1. Mesmo jogando com a vantagem, no Estádio José Cavalcanti, em Patos-PB, o Gigante foi completamente dominado e deixa a competição na 2ª fase, longe do sonhado acesso.

O Canário conseguiu a classificação graças aos gols de Hitalo, Pedrinho e Anderson Lessa. No último lance, Cristiano Robert fez o gol de honra para o Fantasma.

Assim, o sonho de chegar a Série C acaba, pelo menos neste ano. O ASA só volta aos trabalhos profissionais na próxima temporada, onde terá Campeonato Alagoano, Copa Alagoas, Copa do Brasil e Série D para disputar. Já o Nacional, segue seu sonho de voltar para a Terceirona.

Na próxima fase, o adversário do Canário será o Ferroviário, que conseguiu sua classificação após vencer o Princesa dos Solimões nesse sábado (5), por 3 a 0, em Fortaleza. A CBF ainda não definiu as datas, porém, o provável é que os jogos das oitavas aconteçam nos dois próximos finais de semana.

Acabou a temporada futebolística do ASA - Foto: Eder Fotografias

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou bem animada, como a torcida esperava. Com 1min, Júnior Viçosa já tentou o primeiro chute, mas Moreilândia travou. Com 3min, a bola foi alçada na área alvinegra, mas Sucuri cortou no momento certo. O maior susto foi aos 5min. Quando a redonda foi cruzada novamente, Hitalo subiu mais que todos, acertando um cabeceio direto na trave.

O susto durou pouco, já que o Gigante armou um contra-ataque quase fatal bem na sequência. Vitinho fez dupla com Viçosa e tentou o chute cruzado. Herbert acabou desviando e quase marcou contra. A partida estava animada, mas quem aproveitou melhor foi o Naça. Com 11min, em mais um cruzamento na cabeça de Hitalo, ele não perdoou, e acertou um lindo cabeceio: 1 a 0 para os paraibanos.

A vantagem do ASA foi por água abaixo, e o Nacional cresceu no jogo. Enquanto o Alvinegro falhava em suas saídas de bola, o NAC estava mais tranquilo em campo. O time alviverde seguiu tentando cruzamentos, enquanto o Fantasma se defendia.

Nacional conseguiu empatar no agregado logo de cara - Foto: Eder Fotografias

Em um bom lance aos 21 minutos, finalmente o ASA chegou com efetividade. A bola veio pela direita e Júnior Viçosa tocou sutilmente para o gol. Entretanto, o bandeirinha anulou o tento alvinegro por impedimento, gerando revolta dos jogadores. O Alvinegro até igualou as ações, mas não conseguia balançar as redes.

E quem não faz, leva. O Nacional foi cirúrgico mais uma vez, mesmo não sendo tão ofensivo. Com 36 minutos, Pedrinho recebeu o passe e fez uma bela jogada individual. O atacante cortou Alemão e bateu forte no ângulo, sem chances para Sucuri: 2 a 0 para o Nacional.

O placar eliminava o ASA, que precisou se atirar de qualquer maneira. Com 39min, Thallyson tentou de fora, mas errou o alvo. Com 43min, Marquinhos tentou de cabeça, mas a bola foi em cima de Rodrigo Carvalho. Com 45, após sobra na frente da área, Cris Lucca pegou forte, mas pelo lado da trave. Com 49 minutos, o apito final soou, com a belíssima vantagem dos paraibanos.

Nacional foi para o intervalo com a classificação nas mãos - Foto: Eder Fotografias

SEGUNDO TEMPO

O ASA voltou com Joãozinho no lugar de Everton Heleno, mas o Nacional ainda estava empolgado. Com 3 minutos, Leo Cereja colocou Herbert em condições de marcar o terceiro. O atacante bateu bem, mas Sucuri fez uma bela defesa. E o goleiro defendeu novamente aos 6min. Moreilândia cobrou uma falta pertinho da área e Sucuri espalmou.

O ASA até começou a igualar o jogo, mas estava difícil sair algum lance primoroso. Enquanto isso, o Nacional fez uma partida muito segura, dono das ações. E aproveitando-se da fragilidade e do nervosismo alvinegro, o Verdão deu alguns sustos.

Com 23 minutos, Anderson Lessa, que havia acabado de entrar, marcou o gol que praticamente sacramentou a eliminação. Léo Cereja roubou a bola com muita facilidade, tocou para Talles que cruzou para Lessa só empurrar para o gol. Lei do ex e 3 a 0 no placar.

Alvinegro não conseguiu correr atrás do prejuízo - Foto: Eder Fotografias

Sem reação e precisando de no mínimo dois gols, o ASA se segurou para não tomar o quarto. Com 26min, Wesley aproveitou a bobeira de Sucuri e quase ampliou. Aos 30min, Léo Cereja pegou uma bomba de fora e acertou o travessão. Mesmo com a vantagem, o Nacional era dominante.

Enquanto as coisas não funcionavam no campo, nas arquibancadas a situação também era chata, com confusão entre torcedores e o policiamento. A postura em campo era triste, e não havia sinais de reação. A arbitragem indicou seis minutos de acréscimos, e a equipe ainda precisa de dois gols. Praticamente sem jeito.

Com 51 minutos, literalmente no último minuto, Cristiano Robert aproveitou um bate rebate e finalizou no canto para diminuir o placar: 3 a 1. Porém, foi o lance que encerrou o jogo, com a classificação do Nacional.

FICHA TÉCNICA

Nacional de Patos - Rodrigo Carvalho; Talles, Hitalo, Caio e Arthurzinho; Moreilândia, Kel Baiano (Trindade) e Léo Cereja (Esquerdinha); Bruno Menezes, Herbert (Anderson Lessa) e Pedrinho (Wesley). Técnico: Rodrigo Fonseca.

ASA - Edmar Sucuri; Iranilson (Esquerdinha), Cris Lucca, Gilberto Alemão e Thallyson; Zé Wilson, Everton Heleno (Joãozinho), Marquinhos (Anderson Feijão) e Didira; Vitinho (Cristiano Robert) e Júnior Viçosa (Tito). Técnico: Celso Teixeira.

Gols - Hitalo (NPT - 11'/1T), Pedrinho (NPT - 36'/1T), Anderson Lessa (NPT - 23'/2T), Cristiano Robert (ASA - 51'/2T)

Cartões amarelos - Joãozinho (ASA), Cristiano Roberto (ASA), Zé Wilson (ASA), Caio (NPT)

Árbitro - Célio Amorim (CBF/SC)

Assistentes - Alexandre de Medeiros Lodetti (CBF/SC) e Deise Genoefa Bellaver (CBF/SC)

Quarto árbitro - Douglas Magno de Melo Pereira (CBF/PB)

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p