Filho de ex-CSA vive sonho de disputar Copinha 2024 pelo Cruzeiro-AL

Filipe Matteus busca seu espaço na equipe arapiraquense, após passagens por Guarany e Finlândia

A próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior contará com a participação do Cruzeiro de Arapiraca. Apesar de o clube ainda estar arrecadando fundos para viajar, há o investimento claro nos sonhos de seus jogadores.

Um dos jovens talentos que estará na delegação arapiraquense é Filipe Matteus, de apenas 19 anos. Ele vem de uma família de futebolistas, pois seu pai é o ex-meio-campista Matteus Freitas, campeão alagoano por clubes como ASA, Coruripe e CSA.

Mesmo tão jovem, Filipe já está trilhando uma jornada notável. Nascido no ambiente do esporte, o jogador iniciou sua carreira no CSA, mas com o fechamento da divisão de base durante a pandemia, encontrou espaço no Guarany-AL. Em 2021, brilhou no Sub-17 e, posteriormente, teve uma breve passagem pelo Rio Preto-SP na Copinha 2023.

Filipe (ao centro), faz parte do elenco cruzeirense - Foto: Cortesia

A Gazetaweb.com foi ao encontro do jovem, que já viveu muitos momentos marcantes. Após sua participação na Copa São Paulo passada, Filipe se aventurou até mesmo no futebol europeu, mas não conseguiu ficar por lá.

"Fui para Finlândia e um problema na liberação impediu de permanecer, retornando em maio para Alagoas, onde disputei a Segunda Divisão do Alagoano profissional pelo Guarany. Cheguei ao Cruzeiro na reta final do Alagoano Sub-20, e conquistando com esse grupo maravilhoso a vaga na Copinha 2024".

No Cruzeiro, Filipe ficou em 3º no Estadual Sub-20, somente atrás de CRB e CSA. Além disso, ele destaca a relevância da oportunidade que tem no Urso, principalmente pela projeção promissora para as joias da base. A preparação mental intensiva revela a consciência do desafio iminente na Copinha, ressaltando a necessidade de estar à altura das demandas da competição.

Elenco estrelado vai em busca de sonho em São Paulo - Foto: Cortesia

Seu sonho, porém, segue em construção. Uma de suas principais influência, seu pai, é um dos seus abrigadouros.

"Minha família é fundamental na minha carreira, pois são os que mais acreditam no meu potencial. Ser filho de um ex-atleta profissional, isso é um dos diferenciais, pois ele pode me passar toda sua experiência para que eu amadureça e tenha um exemplo a seguir", afirmou.

Seu pai fez parte do elenco de 2008 do Azulão, atuando ao lado de jogadores como Fábio Lima, Marciano, Serginho e Paulinho Macaíba.

Matteus Freitas, pai de Filipe Matteus durante sua passagem no Corinthians - Foto: Paulo Lira

Mesmo com as dificuldades, o jogador enfatiza que a distância é o maior desafio, perdendo momentos significativos devido à rotina intensa de treinos. Contudo, encara cada obstáculo com determinação, consciente de que a disputa da Copinha representa um sonho renovado.

"Apesar de estar indo para minha segunda oportunidade na competição, é sempre um sonho disputar uma Copinha. Se trata da maior competição de base do mundo. Meu sonho é jogar uma Copa do Mundo e construir uma carreira vitoriosa", finalizou.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p