Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Alagoanas irão representar o Brasil no Sul-Americano de Ginástica Rítmica, na Colômbia

Trio Isabella Tenório, Maria Luísa e Maria Fernanda estarão competindo na categoria AC3 (de 11 a 12 anos)

Alagoas segue firme e forte nos mais variados tipos de esporte pelo Brasil e pelo mundo. Mais uma vez, neste final de novembro, o estado será representado pelo trio Isabella Tenório, Maria Luísa e Maria Fernanda, desta vez no Campeonato Sul-Americano de Ginástico Rítmica, que começa no próximo dia 28 de novembro, em Paipa, na Colômbia.

O trio estará participando das competições em grupo, na categoria AC3, para as atletas entre 11 e 12 anos. As treinadoras serão Isabela Menezes e Maria Rita Maia. Todas elas estarão representando o Clube Arena. O Sul-Americano dura do dia 28 até o dia 5 de dezembro.

Leia também

Em conversa com a Gazetaweb, a treinadora Isabela Menezes falou um pouco sobre a rotina de treinos das meninas.

"A rotina de treino é bem intensa. Elas treinam todos os dias, praticamente de segunda a sábado. Elas conciliam a rotina dos treinos, de quatro horas por dia, com a fisioterapia, preparação física, nutrição, aos estudos. É bem pesado, mas elas sabem lidar com tudo isso. Todas carregam uma responsabilidade bem novas, já que a GR é um esporte bem precoce", contou.

As treinadoras das meninas: Maria Rita Maia e Isabela Menezes
As treinadoras das meninas: Maria Rita Maia e Isabela Menezes | Foto: Divulgação/Cortesia

Outro fato interessante é que o grupo é o único que estará representando o Brasil na categoria, e isso dá uma responsabilidade gigante. Isabela ainda revelou alguns detalhes do momento da convocação.

"A notícia da convocação foi a realização de um sonho. As meninas ficaram muito emocionadas, choraram muito, porque batalharam muito. O único trio da categoria infantil que vai representar o Brasil. É a concretização de um sonho, de um trabalho de muitos anos", afirmou.

Antes da viagem para o Sul-Americano, as meninas farão uma ponte aérea em Florianópolis, em Santa Catarina. Lá, o trio estará na disputa do Campeonato Brasileiro de Conjuntos. O embarque está previsto para o dia 24.

"O coração está a mil. É um preparativo muito grande, um esforço, um desafio muito grande. É a primeira vez que tanto elas, quanto as treinadoras, estão numa experiência tão importante assim. Tem um certo peso de responsabilidade por estar representando o País, mas, ao mesmo tempo, muito felizes, porque a gente tem a certeza que elas vão dar o melhor delas", comentou Isabela.

Volta por cima

Um dos pilares do trio é Isabella Tenório, de apenas 11 anos. Dona de diversas medalhas, Isabella compete desde os cinco anos de idade, quando começou a praticar a Ginástica Rítmica na sua escola. E foi lá onde conheceu a treinadora Isabela Menezes.

A pequena Bellinha, como é chamada, já acumula diversas medalhas em competições importantes, como no JEAL (Jogos Estudantis de Alagoas) e no JEBs (Jogos Escolares Brasileiros). Inclusive, no JEBs, esteve ao lado de Maria Luísa e Maria Fernanda, que serão suas parceiras no Sul-Americano.

Bellinha ao lado da treinadora Isabela Menezes
Bellinha ao lado da treinadora Isabela Menezes | Foto: Reprodução

Entre diversas participações em campeonatos estaduais e nacionais, Isabella passou por alguns problemas de saúde no início do ano, especificamente em abril de 2022. A Gazetaweb conversou com a mãe de Bellinha, Tanise Tenório, que contou que o problema de saúde a tirou dos treinamentos e impediu que entrasse em novas competições. Contudo, conseguiu uma recuperação rápida, em cerca de três meses, até voltar a treinar em julho de 2022.

A volta por cima foi tão grande que, mesmo com o tempo curto de preparação, Bellinha só voltou 15 dias antes do início do JEAL e mesmo assim conquistou um ouro e um bronze, em agosto deste ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas