Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas pelo TRE para as eleições 2022

Procedimento consiste na instalação de dados e aplicativos a partir das mídias para carga, para votação e para gravação de resultados

As 8.165 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano começaram a ser preparadas, nesta sexta-feira (16), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para o pleito que acontece no próximo dia 02 de outubro. A abertura dos trabalhos foi acompanhada pela Comissão Eleitoral e pelo Observatório Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL). Os servidores e servidoras da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) são os responsáveis pela coordenação dos trabalhos.

O procedimento consiste na instalação de dados e aplicativos a partir das mídias para carga, para votação e para gravação de resultados, bem como na lacração e na realização de auditorias e testes de funcionamento em todos os equipamentos. Na prática, trata-se da inserção em flash cards do nome e da imagem dos candidatos concorrentes neste pleito, além da formatação das mídias de resultado que registrarão os votos dados pelos eleitores em cada urna eletrônica.

Leia também

O secretário de TI do TRE de Alagoas, Henrique Méro, explica que a urna eletrônica só pode ser considerada preparada após receber os dados oficiais e ser devidamente testada. “Durante esse processo são emitidos dois comprovantes, o extrato de carga, que é emitido após a inserção dos dados dos candidatos e eleitores; e o comprovante de carga, que é emitido após o teste. Em sequência, as urnas recebem os lacres assinados e terão suas embalagens identificadas com a Zona Eleitoral, o município e a seção a que se destinam”.

À medida que forem preparadas, as urnas eletrônicas são transportadas para os cartórios eleitorais de todo o Estado, onde permanecem até o sábado, véspera da eleição. Ainda no sábado, é feito o transporte e distribuição das urnas para os locais de votação e acontece uma nova etapa de verificação, para descartar a hipótese de algum problema ocasionado pelo transporte ser detectado.

“No caso de divergência de informações ou falha de funcionamento, as urnas poderão ser submetidas a procedimentos de contingência, ajuste de data/hora ou ainda receberem nova “carga”, que deverá será feita no cartório eleitoral, podendo os representantes do MP, da OAB e dos partidos políticos e coligações acompanhar todos os procedimentos nesses locais”, esclarece o secretário de TI do Tribunal.

*Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas