Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Presidente do TSE autoriza envio da Força Federal para atuar nas eleições no Pilar e Satuba

Na última quinta-feira, o juiz da 8ª Zona Eleitoral se reuniu com representantes do Exército para tratar da segurança nos dois municípios

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou, na última sexta-feira (16), o pedido de envio de tropas federais para atuarem durante o pleito nos municípios de Satuba e Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. A decisão ainda deve ser referendada pelo plenário da Corte Eleitoral.

O requerimento já havia sido aprovado pelos desembargadores que integram o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas. Pela regra, o envio da Força Federal é autorizada pelo TSE.

Na última quinta-feira (15), o juiz eleitoral da 8ª Zona, Luciano Andrade de Souza, se reuniu com representantes do Exército Brasileiro para tratar da segurança nos municípios de Pilar e Satuba nos dias que antecedem a eleição.

O encontro foi requisitado pelo tenente-coronel Rodrigo de Almeida Paim, comandante do 59º BIMtz [Batalhão de Infantaria Motorizado], e contou com a presença do promotor Sílvio Azevedo Sampaio, da 8ª Zona Eleitoral; da chefe de cartório Adelaide Matias; e de militares que atuarão no planejamento e logística da segurança nos dois municípios.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança em 561 localidades de 11 estados durante o primeiro turno das Eleições 2022.

Os militares devem atuar em 167 municípios do estado do Rio de Janeiro, conforme solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Já o Maranhão solicitou apoio em 97 localidades.

Também serão enviadas forças de segurança para o Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. Entre as solicitações dos TREs destes estados estão apoio logístico, inclusive em terras indígenas.

Artigos Relacionados

Previsão legal

O TSE informou que a possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais está prevista na legislação desde 1965. "O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.

De acordo com a regra prevista em resolução, o TSE "pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados".

O TSE informou ainda que pedidos aprovados são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas