TRE de Alagoas inicia treinamento de técnicos de eleição
A capacitação objetiva também levar conhecimento aos técnicos sobre o planejamento logístico, situações que podem acontecer no dia da eleição, toda a parte de carga dos equipamentos e procedimentos de contingência

Começou na última quarta-feira (9) e prossegue até a próxima sexta o treinamento dos 230 técnicos de eleição que atuarão auxiliando os cartórios eleitorais.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Parte desses técnicos atuará na preparação das mais de sete mil urnas eletrônicas que serão utilizadas este ano em Alagoas, sob a responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Leia também
A capacitação objetiva também levar conhecimento aos técnicos sobre o planejamento logístico, situações que podem acontecer no dia da eleição, toda a parte de carga dos equipamentos e procedimentos de contingência.
O treinamento é dividido em dois momentos. No primeiro, os técnicos recebem instruções teóricas e, posteriormente, atuam diretamente nos equipamentos que compõem as urnas eletrônicas. Os técnicos ajudarão a resolver eventuais problemas, como atolamento de papel, cartão de memória de votação mal encaixado, substituição de urnas, entre outros.


Eleições 2026: tropas federais embarcam para cidades do estado

Carro invade praça após motorista perder o controle na Jatiúca

JHC chama eleição de “festa da democracia” e pede participação dos eleitores

JHC lamenta morte de morador de Arapiraca e transforma caso em bandeira pela saúde
“O técnico é responsável por garantir o funcionamento da urna no dia das eleições. Ele estará habilitado a executar alguns procedimentos de contingência, principalmente os problemas mais conhecidos. Hoje eles estão aprendendo como será o procedimento nas urnas eletrônicas e alguns deles serão multiplicadores deste conhecimento, treinando mesários em outras datas”, explicou o servidor Luiz Castro, da STI.
Estão participando do treinamento 48 técnicos que atuarão em Maceió e 182 nos cartórios do interior, que auxiliarão os responsáveis pelas Zonas Eleitorais com toda a logística e preparação das seções eleitorais.
