A cidade de Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, irá realizar eleições pela primeira vez em 2024.
O município, criado após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023, elegerá seus primeiros vereadores e prefeito no dia 6 de outubro. Até o momento, foram registrados dois candidatos na disputa pela prefeitura.
Leia também
Calebe Francio (MDB), com o apoio de PSB, União Brasil e PL, disputará o cargo de prefeito contra Demétro (DC), apoiado pelo Republicanos.
Também há 49 candidatos para a Câmara Municipal – desses, nove serão eleitos. Na disputa pela vereança, DC, MDB, e União lideram em nome lançados, com 10 concorrentes cada.
A cidade, localizada a cerca de 450 quilômetros de Cuiabá, já havia sido criada brevemente no ano de 2000. Uma ação do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, no entanto, suspendeu a lei que determinava a oficialização.
Por que houve a criação do município?
No STF, após o partido MDB entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a ação, prevaleceu o entendimento do ministro Gilmar Mendes, de que a lei estadual 7.264/2000 cumpria todos os requisitos necessários pela legislação vigente à época.
Com a decisão, Boa Esperança do Norte tornou-se o 142º município do estado de Mato Grosso.
A qual cidade pertencia o território anteriormente?
Seu território é composto por partes das cidades de Nova Ubiratã e Sorriso. No local, vivem cerca de 7 mil pessoas, cuja atividade econômica é voltada principalmente ao agronegócio.
“A partir de agora, Sorriso passa a deixar de nutrir uma relação de mãe e filha com Boa Esperança, e passa a vivenciar uma relação de cidades irmãs, que seguem se apoiando mutuamente e crescendo em bloco, junto aos outros municípios da região”, afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, quando a decisão da Corte foi emitida.