Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Quatro municípios alagoanos têm candidatos únicos ao cargo de prefeito

Na prática, basta que o candidato tenha apenas um voto válido para que seja eleito


			
				Quatro municípios alagoanos têm candidatos únicos ao cargo de prefeito
Município de Mar Vermelho tem apenas um candidato na disputa. Divulgação

A escolha para prefeito em Jaramataia, Cacimbinhas, Mar Vermelho e Branquinha, municípios alagoanos, acontecerá com candidaturas únicas: apenas um candidato se registrou para concorrer à vaga.

Na prática, basta que o candidato tenha apenas um voto válido para que seja eleito. Os dados de todos os registros de candidaturas estão disponíveis no sistema DivulgaCand (www.divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga).

Leia também

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) explica que a organização e logística da eleição é a mesma dos demais municípios com mais de um candidato, tendo que ser respeitados prazos e toda a legislação eleitoral, especialmente na propaganda.

“Para quem organiza a eleição, nada muda. Precisamos observar os prazos e manter a fiscalização de todos os atos de campanha. Ao fim, o candidato será eleito se tiver um voto válido e respeitar as regras”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.

O TRE explica, ainda, que votos nulos e brancos não anulam eleição e são considerados apenas para fins estatísticos. “A principal dúvida recorrente é se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição é anulada. A resposta é não. Isso porque votos brancos e nulos são descartados e apenas servem para fins estatísticos”, pontuou o presidente do Tribunal.

No caso dos municípios com apenas um candidato, por exemplo, mesmo que a maioria dos eleitores vote nulo ou branco, se apenas um voto for contabilizado como válido, o candidato é eleito.

Como tais votos não interferem no resultado da eleição, a consequência de quem votar branco e nulo é que haverá uma diminuição dos votos válidos e, consequentemente, um reflexo na fórmula do Quociente Eleitoral (QE) e Quociente Partidário (QP), mas sem que isso favoreça nenhuma candidatura.

Estatísticas do Eleitorado

Em Branquinha, município onde apenas Neno Freitas (MDB) está registrado como candidato a prefeito, 9.547 eleitores estão aptos a votar.

Já em Cacimbinhas, que tem o candidato único Vaval Wanderley (MDB) concorrendo, 8.896 eleitores estão aptos.

Em Jaramataia, 5.247 eleitores poderão votar e o único candidato registrado é Ricardo Paranhos (MDB).

E o candidato André Almeida (MDB) é o único concorrendo ao cargo de prefeito em Mar Vermelho, que tem 3.643 eleitores aptos.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X