Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Quase metade dos alagoanos rejeita ou se abstêm do processo eleitoral

Ao todo, 45% votaram em branco, anularam o voto ou se abstiveram de ir às urnas

No universo de mais de 2,1 milhões de eleitores em Alagoas, quase 900 mil demonstrou rejeição ou indiferença ao pleito. Este é o total de quem votou em branco, anulou o voto (pelo menos para governador) ou se absteve (ou seja, sequer teve interesse em comparecer às urnas.

O número se aproxima, inclusive, do total de votos de Renan Filho (MDM), reeleito neste domingo para mais quatro anos de mandato, que se aproximou de 1 milhão, segundo dados apresentados pela Justiça Eleitoral.

Leia também

Mais de 100 mil alagoanos votaram em branco para o cargo de governador. Isto equivale a 6% do total. Outros 294 mil anularam o voto (17%), indicando que não estavam satisfeitos com os cinco candidatos que se submeteram ao interesse do povo.

Quanto às abstenções, mais de 493 mil alagoanos não atenderam ao chamamento obrigatório da democracia e deixaram de comparecer às urnas. Fazendo o somatório, 45% (quase a metade do eleitorado) ignorou o processo eleitoral.

Para o cargo de senador, 245 mil (7%) votaram em branco, 536 mil (15%) anularam. Ao cargo de deputado federal, foram pouco mais de 92 mil (5%) votos em branco e 141 mil (8%) nulos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas