Pesquisas divergem sobre posição de candidatos na reta final de campanha

Mesmo com números diferentes, Instituto mostra empate técnico entre Alfredo Gaspar, JHC e Davi Davino Filho a quatro dias das eleições

A pesquisa Ibope/TV Gazeta, divulgada nesta quarta-feira (11), apontou dados divergentes sobre a posição dos três primeiros candidatos apontados nas intenções de votos para a Prefeitura de Maceió. A quatro dias das eleições, enquanto a pesquisa Data Sensus apontava que o candidato Davi Davino Filho ( (Progressistas) estava na liderança na disputa, a pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Davi, JHC (PSB), Alfredo Gaspar de Mendonça, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais. 
Enquanto a pesquisa Data Sensus aponta Davi Davino Filho com 25,7% das intenções de votos, a pesquisa Ibope traz o candidato com 19%. JHC aparece com 24,7% na Data Sensus, mas na Ibope registra 22% e Alfredo Gaspar de Mendonça que estava com 24,3%, a Ibope aponta 26%.
Pesquisa Ibope
Em comparação com os dados dos primeiros levantamentos, o Ibope mostra que Davi Davino Filho (Progressistas) se aproxima dos adversários após acumular, entre a primeira e a terceira rodada, um crescimento de 14 pontos percentuais, o maior entre os mais citados. Ele saiu de 5% na primeira pesquisa, divulgada no último dia 9, atingiu 15% na segunda, divulgada no dia 23, e na pesquisa desta quarta-feira (11), chegou a 19%.
Os números mostram também que Alfredo Gaspar de Mendonça e JHC tinham anteriormente 24% das intenções de voto cada um e nesta aparecem com 26% e 22% das menções, respectivamente.
O Ibope mostra ainda que os demais candidatos aparecem em outro patamar, citados por até 4% do eleitorado. A pesquisa mostra ainda que a ex-reitora da Ufal e candidata do PSOL, Valéria Correia, saiu de 2%, em 9 de outubro, para 3%, no dia 23, para 4%. O ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (DC), registrou 10% das intenções no primeiro levantamento, caiu para 6% e agora para 3%.
Josan Leite (Patriota) saiu de 2% para 3%. Já Ricardo Barbosa (PT) segue com 2%. Lenilda Luna (UP) tem 1% e Corintho Campelo (PMN) e Cícero Filho (PC do B) não registraram intenções de votos.
O percentual de eleitores que têm intenção de votar em branco ou anular seu voto se mantém em 10% (contra 14% na primeira rodada), enquanto os indecisos passam de 11% para 9% (somavam 8% na primeira pesquisa).
O nível de confiança da pesquisa é de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número AL 00463/2020.
Sobre a pesquisa
Com 504 entrevistados, a pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 11 de novembro de 2020. sendo feita com eleitores que votaram nas últimas eleições (votantes) com telefone fixo ou celular registrado no município. Para a realização das entrevistas foram selecionados aleatoriamente, dentro do município, números de telefones com base no cadastro da operadora de telefonia local. As cotas são estabelecidas com base nos dados mais atualizados do IBGE e TSE.  
A pesquisa foi realizada por telefone e o próprio Ibope alertou que os resultados devem ser interpretados com cautela.