Justiça Eleitoral troca urna após tecla “3” ser colada em seção
Autoridades suspeitam que eleitor tenha colado a tecla durante a votação; Episódio será investigado
Uma urna eletrônica foi substituída na manhã deste domingo (4), em Candelária, no interior do Rio Grande do Sul, depois que a tecla de número 3 deixou de responder aos comandos dos eleitores. A Justiça Eleitoral apura a suspeita de que cola tenha sido utilizada para provocar o travamento do equipamento.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O problema ocorreu na seção 33, instalada na Escola Eveline da Fonseca, na localidade de Pinheiro. O presidente da seção acionou a Justiça Eleitoral por volta das 8h30.
Leia também
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Candelária, Rodrigo Collar, a falha na tecla impedia os eleitores de concluir normalmente o processo de votação. A hipótese inicial é de que o travamento possa ter sido provocado pela aplicação de cola, circunstância que ainda será investigada.
Uma equipe do Cartório Eleitoral e o juiz eleitoral do município, Celso Roberto Mernak Fialho Fagundes, foram até a escola para verificar o equipamento. Uma urna de contingência foi levada ao local e utilizada para substituir a máquina que apresentou o problema.


JHC lamenta morte de morador de Arapiraca e transforma caso em bandeira pela saúde

JHC prevê definição da eleição no primeiro turno: "Estamos muito confientes"

Alfredo Gaspar prevê Flávio Bolsonaro á frente em Alagoas e "grande vitória" em maceió

Após votar em Maceió, Alfredo Gaspar embarca para Brasília para acompanhar apuração
A troca provocou uma breve interrupção na votação, que foi retomada pouco depois. A seção reúne 550 eleitores.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os votos registrados antes da substituição da urna foram preservados e não serão perdidos em razão da troca do equipamento.
A Brigada Militar informou que não foi acionada para atender à ocorrência.
A Justiça Eleitoral deverá investigar as circunstâncias do episódio para determinar se houve efetivamente o uso de cola ou algum outro tipo de interferência no equipamento.
