Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Candidato do Psol diz que "vícios formais" tornam Almeida e JHC inelegíveis

À imprensa, Gustavo Pessoa apresentou as razões de, segundo ele, os rivais pela Prefeitura de Maceió não apresentarem condições de disputa

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (25), o candidato do Psol à Prefeitura de Maceió, Gustavo Pessoa, afirmou que os candidatos Cícero Almeida (PMDB) e João Henrique Caldas (PSB), o JHC, estão inelegíveis para as eleições de outubro deste ano. Sobre o caso do ex-prefeito, ele apontou que uma condenação de improbidade administrativa em primeiro grau coloca em xeque a candidatura do peemedebista. Já com relação a JHC, Pessoa diz que um erro formal quanto à publicação da ata de convenção o impede de seguir na disputa.

Segundo o advogado de Gustavo Pessoa, Gustavo Quintiliano, em 2012, o ex-prefeito foi condenado pelo colegiado do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) pelo crime de improbidade administrativa. Por isso, argumentou o advogado, Almeida não deve ter deferido o pedido de registro de candidatura. A ação de Pessoa, de acordo com o advogado, abrange ainda a coligação proporcional, razão pela qual também poderá alcançar os candidatos a vereador.

Leia também

"Ainda com relação ao candidato Cícero Almeida, havia o prazo mínimo de 30 dias para a realização da convenção partidária e, apesar disso, eles remarcaram o evento, em desrespeito ao período previsto em lei. Eles descumpriram o próprio estatuto do partido [o PMDB]. Por isso, entendo que, diante deste cenário, a cassação é possível, conforme a legislação eleitoral", expressou o advogado.

Quanto ao candidato João Henrique Caldas (PSB), o advogado relatou que a ata da convenção deveria ter sido protocolada, em 24 horas, junto ao Cartório Eleitoral. Segundo Gustavo Pessoa, o mesmo também não ocorreu à publicidade do evento. "A ata da convenção foi protocolada tempos depois, e isso o torna inelegível", emendou o advogado.

E além do pedido de impugnação dos candidatos citados, Gustavo Pessoa falou também sobre os "fortes indícios contra o atual prefeito e também candidato Rui Palmeira (PSDB)". "A Educação municipal esteve abandonada por muito tempo e somente este ano é que o prefeito resolveu publicar um edital de concurso, o que nos causa muita estranheza", concluiu Pessoa.

Defesa

Em nota, a assessoria do candidatoJoão Henrique Caldasinformou que a discussão proposta pelodo Psol, Gustavo Pessoa, não é motivo de preocupação. "A judicialização exacerbada tem sido uma marca das últimas eleições, e desta vez não seria diferente, especialmente em relação à uma campanha como a nossa: diferente, pautada em alinhamentos ideológicos e com novos conceitos. Quanto ao objeto da discussão proposta, estamos extremamente tranquilos", informou o documento.

A assessoria do candidato Rui Palmeira (PSDB) divulgou uma nota informando que caso a Coligação Pra Frente Maceió seja acionada, contestará judicialmente tais denúncias e também acionará o candidato por denunciação caluniosa. "A assessoria do candidato Rui Palmeira (PSDB) repudia as acusações inverídicas e sem nenhum fundamento do candidato Gustavo Pessoa. A Coligação Pra Frente Maceió afirma que caso seja acionada, contestará judicialmente tais denúncias e também acionará o candidato por denunciação caluniosa, utilizando-se de todo instrumental jurídico disponível a fim de coibir abusos. A assessoria do candidato lamenta a judicialização, quando sem cabimento, do processo eleitoral e afirma que quando verificada, tal postura depõe contra os princípios da democracia".

A assessoria do candidato Cícero Almeida informou que considera sem fundamentos o pedido de impugnação do registro. 

Confira a nota na íntegra

A ação de impugnação da candidatura carece de fundamento legal. Primeiro, porque as exigências legais do SD, Partido Solidariedade, foram todas atendidas, não tendo o impugnante sequer o cuidado e atenção de verificar as condições estatutárias. 

Alegam ainda que Cícero Almeida foi condenado por um colegiado, quando a decisão foi proferida por um juiz singular e está em grau de recurso. Ressalte-se ainda que uma questão preliminar de prescrição está em grau de repercussão geral no STF, ou seja, antes de julgado em instância superior não pode o Tribunal Regional decidir o recurso de Cícero Almeida.

Quanto à Justiça Estadual, cabe lembrar que impugnação se aplica apenas aos processos julgados em segunda instância. O caso em questão não se enquadra. Os advogados de defesa, requereram à justiça o reconhecimento da prescrição por decurso de prazo. O pedido de impugnação, portando, não tem base legal.

Dessa forma, com muita tranquilidade e na confiança da justiça alagoana, Cícero Almeida apresentará suas razões de defesa, como também pedirá a aplicação das adoções legais e cabíveis contra o impugnante que se utiliza de uma medida séria e da própria Justiça para apresentar uma aventura judicial descabida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas