Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Arthur Lira diz que chega ao Senado com responsabilidade e aponta saúde e segurança como prioridades

Ele afirma que vai trabalhar com JHC e descarta, neste momento, expectativa de disputar presidência do Senado

Senador eleito por Alagoas com 948.703 votos, o equivalente a 28,87%, Arthur Lira (PP) afirmou nesta segunda-feira (5), em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, que chega ao Senado com a responsabilidade de representar o Estado e dar continuidade ao legado político do pai, o ex-senador Benedito de Lira. O deputado federal também apontou a saúde e a segurança pública como prioridades de sua atuação a partir de fevereiro de 2027.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Lira destacou a votação obtida nas urnas e afirmou que o resultado tem um significado especial por superar a marca alcançada pelo pai na eleição para o Senado em 2010, quando Benedito de Lira recebeu 904 mil votos. Segundo o deputado, a votação representa uma demonstração de confiança dos eleitores em sua trajetória política e na prestação de contas de seus mandatos.

Leia também

Lira disse ainda que o resultado das eleições trouxe, na avaliação dele, um recado da população por mudanças na política. Ele citou também o alto nível de abstenção e afirmou que existe um sentimento de cobrança em relação à classe política.

“Eu acho que foi um recado claro no Brasil e em Alagoas de que a população esgotou”, declarou.

Shorts Youtube
Play
JHC chama eleição de “festa da democracia” e pede participação dos eleitores

JHC chama eleição de “festa da democracia” e pede participação dos eleitores

Play
JHC lamenta morte de morador de Arapiraca e transforma caso em bandeira pela saúde

JHC lamenta morte de morador de Arapiraca e transforma caso em bandeira pela saúde

Play
JHC prevê definição da eleição no primeiro turno: "Estamos muito confientes"

JHC prevê definição da eleição no primeiro turno: "Estamos muito confientes"

Play
Alfredo Gaspar prevê Flávio Bolsonaro á frente em Alagoas e "grande vitória" em maceió

Alfredo Gaspar prevê Flávio Bolsonaro á frente em Alagoas e "grande vitória" em maceió

Play
Após votar em Maceió, Alfredo Gaspar embarca para Brasília para acompanhar apuração

Após votar em Maceió, Alfredo Gaspar embarca para Brasília para acompanhar apuração

Saúde e segurança como prioridades

Ao falar sobre a atuação no Senado, Arthur Lira enumerou diferentes áreas que pretende defender para Alagoas, mas apontou saúde e segurança pública como os principais focos inicialmente.

Na saúde, afirmou que será necessário “começar do zero” a estruturação do setor no Estado. Também defendeu investimentos em infraestrutura, formação profissional e geração de oportunidades para os jovens.

O senador eleito citou ainda o potencial turístico de Alagoas e a necessidade de investimentos que permitam ampliar a atividade econômica em diferentes regiões do Estado.


				Arthur Lira diz que chega ao Senado com responsabilidade e aponta saúde e segurança como prioridades
Arthur Lira diz que chega ao Senado com responsabilidade e aponta saúde e segurança como prioridades. Reprodução TV Gazeta

Na agricultura, Lira defendeu a conclusão de obras relacionadas à oferta de água e à irrigação no Sertão. Também mencionou a construção de barragens e a ampliação da produção agrícola como formas de estimular a geração de empregos.

Já na segurança pública, afirmou que pretende trabalhar pela valorização das polícias, aquisição de equipamentos e destinação de recursos. Segundo ele, a violência é atualmente uma das principais preocupações da população.

Lira disse que pretende atuar nessa área em parceria com o governador eleito JHC (PSDB).

Relação com JHC e Marina JHC

Eleito para o Senado ao lado de Marina JHC (PSDB), Arthur Lira também falou sobre a relação que pretende manter com a futura senadora e com o governador eleito.

O deputado afirmou que já defendia desde 2022 a candidatura de JHC ao governo de Alagoas e destacou a trajetória política do tucano. Para Lira, a vitória foi resultado da soma de diferentes forças políticas. “Tudo é um somatório”, afirmou.

Sobre Marina JHC, Lira destacou a participação dela na campanha e defendeu maior presença feminina nos espaços de poder. Ele disse que pretende voltar a discutir no Senado a criação de mecanismos para garantir cadeiras destinadas às mulheres nos Legislativos.

Segundo turno presidencial

Questionado sobre o segundo turno da eleição presidencial e a presença de Alfredo Gaspar como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro, Lira afirmou que respeita as diferentes posições políticas existentes em sua aliança.

O senador eleito declarou apoio a Alfredo Gaspar e Flávio Bolsonaro e disse que pretende conversar com os integrantes de seu grupo político antes de anunciar formalmente uma posição para o segundo turno. “Vamos nos posicionar, não tenha dúvidas disso”, afirmou.

Legado do pai

Durante a entrevista, Arthur Lira também falou sobre a responsabilidade de ocupar uma cadeira no Senado que já pertenceu ao pai. Ele classificou o legado de Benedito de Lira como uma referência para sua nova etapa política.

“A responsabilidade de substituir o legado do meu pai é muito maior do que a que eu sempre enfrentei”, afirmou.

Lira citou obras e ações associadas à trajetória política do pai e disse que pretende levar para o Senado um broche que pertenceu a Benedito de Lira.

“Eu vou ter muito orgulho de representar Alagoas e de colocar na lapela o broche dele que eu venho aguardando desde seu falecimento para colocá-lo no Senado”, declarou.

Presidência do Senado

Questionado se pretende disputar a presidência do Senado, Arthur Lira afirmou que não trabalha atualmente com essa possibilidade.

O deputado disse que sua prioridade é iniciar o mandato e utilizar a experiência acumulada em 16 anos na Câmara dos Deputados, período em que foi líder partidário, presidente de comissão e presidente da Câmara.

“Eu nutro zero expectativa de que qualquer coisa aconteça”, afirmou.

Lira disse ainda que pretende chegar ao Senado com experiência política, mas ressaltou que confiança e credibilidade são construídas ao longo do mandato. “Confiança, se conquista. Confiança, credibilidade, se adquire com o dia a dia”, declarou.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas