Um dia após o encerramento do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias em todo o país, pelo menos 11 partidos já oficializaram o registro das atas de suas convenções, em Alagoas, até a tarde desta segunda-feira (6).
São eles: Democracia Cristã (DC), Novo, Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido da República (PR), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Verde (PV) e Rede Sustentabilidade.
Leia também
As siglas têm até o próximo dia 15 para a efetivação de todos os seus registros de candidatura em cartório eleitoral. Após esta data, a Justiça Eleitoral ainda oferta um prazo extra, de 24 horas, para a solicitação de novas candidaturas que, porventura, ainda estejam indefinidas. Estas, por sua vez, devem ser solicitadas de forma individual, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL).
Com as candidaturas oficializadas, abre-se o período para solicitação de impugnação, que, ainda de acordo com a assessoria do TRE-AL, pode durar até três dias. O tribunal lembra também que os pedidos de impugnação podem ser feitos por qualquer cidadão, com as solicitações sendo analisadas pelos desembargadores eleitorais que compõem o Pleno.
Os partidos com maior número de candidatos registrados até aqui são o Psol e o PT, com 31 registros cada. Na sequência aparece o PRTB, com 18, seguido do PV, com 15, e do PCdoB, com 14 registros. Já os demais somam menos de dez candidaturas cada. Dos 11 partidos, apenas o PSTU, o Rede Sustentabilidade e o Novo vão concorrer com candidaturas isoladas.