Foi sabatinada, nesta quarta-feira (6), na Central Gazeta de Notícias, a advogada Lavínia Cavalcanti, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL). Ela defendeu melhores condições de trabalho para a classe, o respeito e a observância das prerrogativas dos advogados, além da promoção de uma advocacia militante. Lavínia também apresentou propostas para o fortalecimento da categoria. O evento foi mediado pelos apresentadores Marcos Rodrigues e Wyderlan Araújo.
Lavínia Cavalcanti lidera a chapa "Coragem para Renovar a Ordem", com Gabriela Holanda como candidata a vice-presidente. Em sua fala, Lavínia destacou que, nos últimos anos, a advocacia enfrentou um processo de degradação, com constantes humilhações e violações das prerrogativas.
Leia também
"Infelizmente, não vimos uma postura da OAB, nem a nível local, nem a nível nacional, no sentido de nos proteger melhor. No entanto, a nível local, essa situação é ainda mais grave. Houve um distanciamento muito grande, e a advocacia hoje não se sente nem representada, nem acolhida, nem defendida", afirmou.
Em seguida, ela ressaltou a questão do piso salarial da classe, mencionando as dificuldades enfrentadas pelos advogados e apresentou também como proposta a criação do "Observatório dos Honorários Advocatícios".
Lavínia também comentou sobre o indeferimento da candidatura do atual presidente da OAB/AL, Vagner Paes, candidato à reeleição pela chapa "OAB + Arretada". Ela pediu respeito às regras da disputa e destacou a importância de um processo eleitoral transparente e democrático. Além disso, solicitou a fiscalização dos recursos públicos enviados à OAB de Alagoas. "Precisamos de uma OAB independente, com coragem para enfrentar os problemas, não apenas da advocacia, mas também da sociedade", afirmou.
Formação de novos advogados
Na sabatina, Lavínia foi questionada sobre a formação de novos advogados e informou que é preciso garantir melhores condições para essa "jovem advocacia". Uma das suas propostas é criar uma escola de prática jurídica e um escritório modelo de prática jurídica.
Representatividade de gênero
Lavínia destacou que é a primeira vez, na história da OAB Alagoas, que uma chapa é composta exclusivamente por mulheres nos cargos de presidente e vice, sendo ambas advogadas militantes, o que representa um marco importante.
"O mais importante nisso tudo é entender que, sem a advocacia militante, que realmente compreende as dores da classe, não teremos como avançar, não teremos como defender as prerrogativas. E quem está lá hoje vive em um mundo de luxo, poder e viagens. Nós queremos algo diferente, porque não vivemos disso, vivemos da advocacia real", afirmou.
Visitas e propostas de gestão
A candidata disse que, se eleita, fará visitas mensais aos escritórios de advocacia, não apenas na capital, mas também no interior, para entender as demandas e tentar resolvê-las. "Além disso, também será criado um podcast, não na sede da OAB, mas nos escritórios de advocacia, para que a atuação de toda a advocacia seja demonstrada. Precisamos de uma gestão da OAB para todos, não para alguns", declarou Lavínia, apresentando uma de suas propostas.
Caixa de Assistência e propostas para a advocacia
Em sua fala, Lavínia também destacou a importância da Caixa de Assistência, afirmando que "possui uma função muito importante para todo o sistema". Uma de suas propostas para a Caixa de Assistência é a criação de um seguro de desemprego para o jovem advogado, que atualmente não existe, mas seria essencial para proteger aqueles que são demitidos, garantindo uma forma de sobrevivência após a perda do emprego. Ela também ressaltou a gravidade do assédio moral enfrentado pelos profissionais durante o processo de contratação.
Lavínia defendeu ainda uma advocacia mais próxima da realidade do interior, com presença em escritórios, fóruns, delegacias e presídios. "Isso será fundamental para o desenvolvimento da advocacia como um todo", pontuou.
Considerações finais
Em suas considerações finais, Lavínia disse estar preparada para ser a presidente da OAB/AL e para resgatar os valores institucionais e morais da instituição.
Nessa terça-feira (5), o sabatinado foi Vagner Paes. As duas sabatinas puderam ser acompanhadas pela TV Gazeta News (canal 525 Net/Claro), pelo YouTube (canal Gazeta News AL) e com cobertura pelo portal Gazetaweb.com.
As eleições ocorrerão no dia 19 de novembro. Pela primeira vez, serão realizadas de forma online, com o objetivo de facilitar a participação dos membros da classe, que poderão exercer o direito de voto de qualquer lugar onde estiverem.