As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Alagoas (OAB/AL), para o triênio 2025-2027, acontecem nesta terça-feira (19) e, pela primeira vez, serão realizadas de forma online. A mudança tem como objetivo facilitar a vida dos membros da classe, que poderão exercer o direito de voto de qualquer lugar onde estiverem.
Neste ano, concorrem duas chapas, e os candidatos fizeram um balanço da campanha e do que esperam dos resultados. Mais de 11 mil advogados alagoanos estão aptos a votar no pleito.
Leia também
Ao lado da vice Cláudia Medeiros, o candidato à reeleição Vagner Paes reuniu mais de 100 advogados para liderar a chapa OAB Mais Arretada, que se compromete a dar continuidade aos resultados obtidos até agora pela gestão da Ordem.
"Acreditamos no nosso trabalho, e a advocacia reconheceu os avanços. Melhoramos a infraestrutura, capacitamos jovens advogados, investimos em eventos, no esporte e na igualdade de gênero. Por isso, chegamos a esta reta final satisfeitos com a campanha que realizamos, agradecendo a cada advogada e advogado que nos ouviu e decidiu votar na chapa 1", celebrou.
Lavínia Cavalcanti é a candidata à presidência da OAB pela chapa "Coragem para Renovar a Ordem", com Gabriela Holanda como candidata à vice-presidente. Ela defende melhores condições de trabalho para a classe, o respeito e a observância das prerrogativas dos advogados, além da promoção de uma advocacia ativa.
"Hoje, a advocacia alagoana enfrenta um momento importante e decisivo. A OAB/AL, que deveria ser um porto seguro para nossa classe, tem se distanciado das reais necessidades dos advogados. É por isso que nossa campanha propõe uma nova postura: mais transparente, inclusiva e verdadeiramente comprometida com a categoria. Queremos reduzir gastos desnecessários, valorizar os profissionais desde o início da carreira e resgatar o protagonismo da Ordem como defensora das prerrogativas e da justiça social. O advogado precisa voltar a ter voz ativa em uma gestão que o respeite e o apoie", disse.
MODALIDADE ONLINE
As eleições ocorrerão das 8h às 17h. A votação será exclusivamente pela modalidade online. "Isso significa que os advogados podem votar de casa, do seu computador doméstico, do computador do trabalho ou de qualquer outro computador que acessarem", explicou Luciano Guimarães, presidente da Comissão Eleitoral da OAB/AL. Um total de 11.982 advogados está apto a votar nas eleições.
Para votar, os advogados e advogadas de Alagoas que estiverem adimplentes receberão uma senha individual por e-mail ou telefone, por meio da qual poderão acessar a plataforma para escolher o candidato de sua preferência. Todo o processo será referendado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) e contará com uma auditoria para assegurar segurança e transparência, que são essenciais para a democracia.
Quem não conseguir votar de forma online poderá comparecer à sede da Ordem, em Jacarecica, ou a qualquer subseção do estado para fazer a escolha da nova diretoria. Nesses locais, o voto também será computado de forma virtual, garantindo o sigilo ao eleitor.
"A gente espera uma eleição ordeira, cordata, urbana e ética, porque a Advocacia tem que dar exemplo. A Advocacia não pode embarcar na guerra de paixões de uma eleição onde a torcida acha que vale tudo. É preciso agir dentro dos limites. A Comissão tem sido muito firme nisso, no processo de judicialização que vem com qualquer certame. A gente tem atuado com rigor para inibir condutas ofensivas em propaganda eleitoral ou com fatos inverídicos, e esperamos que seja realmente uma grande festa da Advocacia", finalizou Guimarães.