Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

SUS PRECISA RESPIRAR

Para seguir salvando vidas, inclusive em Alagoas, o Sistema Único de Saúde pede socorro

Quando sete de abril chegar, o mundo vai registrar a passagem do Dia Mundial da Saúde. A escolha da data está relacionada à criação da OMS, em 1948, quando a ONU assim decidiu em assembleia. O tema deste ano é um reconhecimento global a milhões de profissionais que se dedicam na linha de frente de combate à Covid-19.

O registro é, na verdade, uma exortação geral em prol de mais investimentos e apoio aos serviços de saúde. Ainda mais num momento dramático em que até o respeitado sistema inglês NHS - National Health Service chegou à beira do colapso.

Leia também

No caso do Sistema Único de Saúde, todos devemos fazer a nossa parte para salvá-lo. O SUS foi inserido na Constituição de 1988 e implantado em 1990, quando o presidente Fernando Collor sancionou a Lei Orgânica da Saúde - determinando assim a configuração do novo sistema.

Em momento tão grave da vida nacional, cabe a todos os brasileiros a responsabilidade pelo funcionamento de uma gigantesca estrutura pública e gratuita, que sempre foi referência internacional.

O maior programa de assistência médica do mundo está sob o desafio de seguir ativo, salvando vidas. Se foram mais de 85 bilhões de atendimentos em trinta anos, o que dizer da necessidade de ampliar ainda mais as 43 mil equipes do PSF, de modo a universalizar a cobertura?

Segundo os especialistas, a atenção primária estruturada pode solucionar algo superior a 80% das demandas das pessoas. Em relação ao bolso do contribuinte, vale muito o ditado no setor da saúde: ‘é melhor prevenir do que remediar’.

Para o SUS respirar, devemos agir no sentido de reduzir a transmissão do vírus. Desafogar os leitos é a luta diária em tom de apelo, enquanto se ganha tempo para a imunização em massa. E aí valem as recomendações quanto ao distanciamento social, de higienização das mãos e uso das máscaras protetoras.

Ao governo federal, ainda é tempo de realizar uma efetiva ação de comunicação de massa, prevista, aliás, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, lançado em dezembro passado.

E que bom seria que as peças já estivessem há tempo no ar, sendo interpretadas por personagens que se identificam com o cotidiano das pessoas. Em Alagoas, o sistema está em zona crítica de ocupação dos leitos de UTI, segundo a Fiocruz, e detendo a pior taxa de mortalidade do País, com mais de nove óbitos a cada dez intubados por Covid-19, conforme o site “Poder360”.

No sufoco, o SUS vai precisar de valorização e gestão eficiente. Patrimônio do povo brasileiro, agora necessita de salvamento para avançar protegendo milhões de vida. Ele é fundamental na disseminação da cura, através das doses de vacinas aplicadas em quase quarenta mil postos espalhados pelo País.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas