Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

QUE PAPELÃO!

Governo silencia diante de Cisps mal feitos, enquanto que os fiscais da lei ainda não acionaram a 'lupa' na milionária licitação

Para contextualizar e dimensionar a gravidade da reportagem da Gazeta, que escancara o mais recente e engenhoso artifício licitatório, idealizado pelo governo Renan Filho, para desembolsar R$ 75 milhões em favor de uma empreiteira gaúcha, devemos retroceder e revisitar fatos relacionados ao tema.

Lá pelos idos de 2017, a Gazeta destacou a denúncia do Sindicato dos Policiais Civis, segundo a qual os chamados Centros Integrados de Segurança pública, construídos em Murici, Boca da Mata e Girau do Ponciano, apresentavam graves problemas estruturais. Poucos meses após serem inaugurados, apareceram infiltrações, canalizações entupidas e péssimas acomodações para os policiais.

Leia também

Os problemas não foram solucionados e o Sindpol reiterou a denúncia em 2018, adicionando o Cisp do município de Cajueiro. Com apenas dez meses de inaugurado pelo governador, prédio apresentou fragilidades estruturais e incompatibilidade para funcionar como custódia, fato que levou à fuga de três presos.

Em 2019, a reportagem da Gazeta traçou uma radiografia da situação das delegacias de polícia, tendo o Sindpol inventariado mais de cem delas em completo estado de precariedade pelos municípios alagoanos. O governo já havia secundarizado a polícia judiciária, que precisa de mais agentes e delegados para destravar os inquéritos policiais, hoje hibernando e amontoados aos milhares pelas delegacias.

E o rastro de suspeição e descaso com as obras dos Cisps seguiu no mundo real. Menos no instagram governamental, que registrou festivamente a inauguração da unidade do Pilar e das demais. Em maio de 2020, nove meses após a entrega, parte do teto desabou e o Sindpol voltou a denunciar o malfeito, que custou ao erário R$ 8,8 milhões.

Não bastando todo o rosário de problemas em relação às obras dos Cisps, o governador adotou o silêncio como resposta. Agora, pelo sistema de registro de preços, a empreiteira Verdi Sistema Construtivo Ltda, com sede no RS, garante uma fortuna para construir novos Cisps, cujo valor do metro quadrado só é visto em construções de alto padrão, na orla de Maceió.

O que os profissionais da Segurança Pública de Alagoas não compreendem é a opção milionária pela empreiteira vencedora, que ganhou com sobrepreço num certame restrito, ao gosto do seleto e milionário “clube” de empreiteiros prediletos do governo Renan Filho. A Verdi utiliza peças modulares compostas por fibra de vidro e madeira prensada, algo considerado incompatível para um ambiente de segurança e que abriga custodiados.

Mas que papelão é esse que leva à suspeição continuada de fraude e possível afronta ao Acórdão 539/2007, do TCU, que qualifica como “inconstitucional e ilegal o estabelecimento de exigências que restrinjam o caráter competitivo dos certames”.

É de causar estranheza a tolerância das instituições fiscalizadoras em Alagoas, que já deveriam estar de lupa na mão, seguindo o caminho de tanto dinheiro público destinado a essas obras que, pelo prontuário, têm tudo para se tornarem casos de polícia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas