Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

PEÇA DECORATIVA

Com o setor público agrícola esvaziado, governo descumpre lei e até atrasa distribuição de sementes

Vamos retroceder no tempo? Por ocasião do registro de sua candidatura ao governo de Alagoas, em 2014, Renan Filho entregou à Justiça Eleitoral o seu programa. No capítulo dedicado ao setor público agrícola, consta o compromisso de intensificar as ações de apoio à cadeia produtiva de grãos e de fortalecimento à agricultura familiar.

Desde então, a Secretaria de Agricultura do Estado vem prolongando sua agonia, fruto de um longo e progressivo desmonte que a transformou numa peça decorativa da máquina pública estadual.

Leia também

O quadro atual é vexatório. Até os parlamentares que compõem a base de sustentação de Renan Filho no Estado não mais se esquivam de criticar a inoperância em relação à produção agrícola. O próprio governo desrespeita e não cumpre a lei sancionada pelo governador, que obriga a destinação das chamadas ‘sementes crioulas’ - aquelas adaptadas ao território - no quantitativo correto e na data adequada ao plantio.

O fato é que a pasta da Agricultura, no curso dos últimos anos, por decisão política, manteve-se diminuta diante das potencialidades agrícolas do nosso Estado. Em julho de 2019, a Gazeta repercutiu a aflição vivida por quase cem mil agricultores familiares, em razão do atraso na distribuição de sementes de milho, arroz e feijão. O desleixo e a burocracia estatal geraram reações indignadas de dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura.

Não bastando o descompromisso com as sementes, três meses após o alerta da Fetag, o setor agrícola do governo Renan Filho voltaria a falhar e gerar nova crise, desta feita por não executar eficientemente o Programa de Aquisição de Alimentos advindos da agricultura familiar.

Sobre o PPA/AL, é bom lembrar que se trata de uma lei sancionada pelo governador, em novembro de 2017. É um instrumento legal que obriga o poder público a incentivar a organização e modernização da produção dos agricultores familiares, fato que não vem ocorrendo, lamentavelmente, mesmo sendo uma obrigação legal.

O próprio governo, por seu setor de planejamento, já produziu estudos técnicos a respeito da importância socioeconômica da agricultura familiar, segmento fértil na produção diversificada de alimentos.

Portanto, a inação governamental não é gerada pelo desconhecimento, mas pelo simples esvaziamento da Pasta, que deixou de ser há muito tempo tratada com efetiva prioridade – inconcebível num Estado com forte potencial agropecuário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas