Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

PASTA 'FAZ DE CONTA'

O contraste entre o agro que gera oportunidades e a estagnação da política agrícola do governo

Maceió sedia o maior evento agropecuário do Nordeste, que acontece no tradicional Parque de Exposições José da Silva Nogueira, no Prado. A Expoagro possui exatamente a idade do Parque - 71 anos de história.

Foi em 1950 que Arnon de Mello venceu a eleição para o governo de Alagoas. No curso de sua gestão, nasceria a Associação dos Criadores do Estado, já considerada à época uma entidade de utilidade pública.

Leia também

Com mais de oitocentos animais bovinos, equinos e ovinos, a Expoagro mostra na cidade a força de uma atividade consolidada no campo e que gera muitas oportunidades e postos de trabalho.

É mais um segmento econômico que vai à luta e enfrenta os desafios, assim como os pequenos negócios e a agricultura familiar, que são indispensáveis na distribuição de renda. Enquanto isso, pela seara governamental, a precarização da Secretaria de Agricultura, sem condições objetivas para dar suporte às atividades agropecuárias em nosso Estado.

A falência do setor público agrícola ficou patenteada bem antes da pandemia, tendo como ápice junho de 2019, quando o então secretário de Agricultura e ex-governador Ronaldo Lessa demitiu-se da Pasta.

Lessa afirmou que não possuía a menor condição de fomentar a piscicultura, agricultura e pecuária, uma vez que Renan Filho destinou orçamento ínfimo à Secretaria, cujo montante o remetia a 2006, quando governou o Estado.

Desmascarado por um ex-integrante do primeiro escalão o “faz de conta de uma” Pasta de governo que deveria ser prioritária, a Gazeta acionou sua reportagem para mensurar o atraso imposto pela gestão Renan Filho ao setor público agrícola de Alagoas.

Dados contidos no Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, já apontavam a estagnação da produção, reflexo da falta de políticas públicas para fomentar a agricultura familiar e a diversificação de culturas. A inação do governo não ocorreu por falta de estudos e orientações técnicas, pois documentos nesse sentido chegaram às mãos do chefe do Executivo.

Em reportagem de 2019, a Gazeta destacou: “Sem matadouros, pecuaristas fazem abate de animais fora do Estado”. A apuração comprovou que mais de mil bois de Alagoas estavam sendo mensalmente abatidos em Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Tratava-se de mais um capítulo infeliz referente ao descaso governamental com a pecuária de corte, tendo a falta de implantação dos matadouros regionais como causa para disseminação de abates clandestinos.

Em plena Expoagro, o resgaste dos fatos faz justiça à história e engrandece o esforço do setor produtivo, do agronegócio alagoano e da legião de agricultores familiares. Estes, órfãos do poder público, seguem em frente, mostram suas potencialidades, apontam soluções e tentam superar os obstáculos da vida real.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas