Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

O PREÇO DO DESCUIDO

Poder público deve à sociedade uma efetiva política de Estado que faça a prevenção permanente em pontos de risco

Quem se dispuser a visitar o portal do governo brasileiro, especialmente a página do Ministério do Desenvolvimento Regional – onde estão as publicações digitais -, vai se defrontar com farto e valioso material para construção coletiva do conhecimento de riscos em geral.

São legislações, mapas, estudos técnicos, diagnósticos, cartilhas explicativas e manuais. Alguns remetem ao início deste milênio e já enfocam, de maneira didática, os desastres, sejam eles naturais, produzidos pela civilização ou de causa biológica.

Leia também

Ainda há no site do governo federal planos de contingência, guias para exercícios simulados e orientações para formalização de convênios. São informações que estão à disposição de todos, sobretudo dos gestores públicos.

No texto explicativo, o objetivo: difundir conhecimento com vista à ação governamental em casos de riscos e desastres. E também contribuir com a formação de uma consciência nacional sobre proteção, seja ela individual, comunitária, patrimonial e ambiental.

A tragédia ocorrida em Capitólio-MG, com perdas de vidas humanas, volta a escancarar um lamentável e persistente costume, que é o do descuido e da imprevidência. Na catástrofe da barragem de Brumadinho, que produziu duzentos e setenta mortes, a investigação formou a convicção de que o fato poderia ter sido evitado. Apesar de tudo, outras dezenas de barragens continuam ativas, e com riscos semelhantes.

“Infelizmente, só temos o hábito de dar atenção depois que alguma tragédia acontece”, afirmou Tiago Antonele, do Serviço Geológico Brasileiro. Ele reconhece que há falta de monitoramento geológico em áreas de visitação turística.

A afirmativa do geólogo vale para a desastrosa mineração de sal em pleno centro urbano de Maceió, onde não deveria ter ocorrido. Durante meio século, a empresa responsável pela operação passou incólume a uma constante e eficiente inspeção.

A professora e geóloga Rochana Lima, da Ufal, reforça a necessidade de um monitoramento bem além das áreas urbanas, e que também inclua o geoturismo. Somente agora, após contato de autoridades sergipanas, o governo Renan Filho se movimenta para inspeção conjunta do cânion do São Francisco, na divisa com o Estado vizinho.

Se houvesse uma efetiva e permanente fiscalização dos pontos de risco, o poder público teria avançado bem mais em ações preventivas, no curso do tempo. Temos áreas ribeirinhas e encostas ocupadas desordenadamente, além de cânion, praias com falésias e outros pontos de visitação turística que certamente possuem perspectivas de risco. Nunca é tarde lembrar: a cultura da prevenção salva vidas e custa muito menos que o descuido de quem só remedeia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas