Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

O 'CLUBE' DO GOVERNO

Por que Renan Filho restringe a licitação a um grupo de empreiteiras, com pacote de obras públicas bilionárias?

O chamado Regime Diferenciado de Contratações Públicas, escudado na lei federal 12.462, de 2011, já vive fase transitória e possui data marcada para deixar de existir, que será em 2023. O prazo de dois anos foi estabelecido pela nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, sancionada no último mês de abril.

A última vez em que o RDC ganhou notabilidade na imprensa nacional foi decorrente do escândalo em que se transformaram as obras de construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, durante o governo de Dilma Rousseff.

Leia também

Em pelo menos nove das arenas de futebol construídas, as investigações descortinaram a suspeita de corrupção, identificando a prática criminosa de cartelização, pagamento de propinas e caixa 2. Resultado, a já gigantesca previsão original de desembolso de recursos disparou e alcançou mais de R$ 3 bilhões, num festival de aditivos e sobrepreços.

Agora, o tal do RDC, que tem data marcada para ser extinto, é o instrumento que põe o governo Renan Filho numa teia de suspeição. A Gazeta denunciou a prática adotada para contratação de obras públicas, com exigências que restringem o acesso, e assim formando um seleto “clube” de empreiteiros. Para se ter ideia da concentração de recursos, três deles assinaram contratos que totalizam mais de R$ 1 bilhão em serviços, nos últimos sete anos.

Pode significar apenas a ponta do iceberg, tendo em vista que a já conhecida “operação areia, cimento e pedra” ganhou corpo e virou a prioridade de Renan Filho, sobretudo quando se aproxima fim do mandato governamental.

Quando o tema é contratação de obras públicas, a prevalência de princípios legais, impessoais, isonômicos e morais mobiliza entidades da sociedade destinadas a promover a defesa do interesse público. É o caso da Transparência Brasil, apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia.

Uma das recentes contribuições da Transparência Brasil foi o lançamento da cartilha “Métodos de Detecção de Fraudes e Corrupção em Contratações Públicas”, com 76 páginas. A fraude, por exemplo, é descrita como conduta criminal, sendo o ato de “frustrar ou de fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório”.

A cartilha traz jurisprudências do Tribunal de Contas da União, entre as quais se destaca acórdão 539/2007, cuja decisão se refere como “inconstitucional e ilegal o estabelecimento de exigências que restrinjam o caráter competitivo dos certames”.

Além da observância das formalidades, há o aspecto ético. Um governo que fala em transparência e escreveu em seu programa o compromisso com a nova política, lamentavelmente pratica o oposto.

Num Estado carente de oportunidades, onde há mais de cem empresas do setor da construção civil, que também empregam milhares de trabalhadores, é um contrassenso restringir a um grupo empresarial o acesso aos contratos de obras públicas. Por que desestimular a competitividade e tolher a ampla participação? Dos órgãos de fiscalização, esperam-se cobrança de explicações do governo e profunda investigação desse caso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas