Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

NOTA VERMELHA

Enquanto o governo é sensível ao 'clube das betoneiras', faz pouco caso da gestão voltada ao social, que também acolhe os iletrados

O Dia Nacional da Alfabetização foi instituído há mais de meio século, mas a data - 14 de novembro – é ainda mais antiga, inspirada na criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, em 1930, no governo Getúlio Vargas.

O transcurso do acontecimento ocorre em meio à preocupação decorrente das estatísticas. Ainda há no Brasil mais de 11 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever, razão pela qual o momento oportuniza a discussão sobre esse problema nacional, que emperra o desenvolvimento humano.

Leia também

Se o analfabetismo deve preocupar as autoridades brasileiras, no caso de Alagoas, um Estado marcado por disparidades, constatadas em índices sociais que deveriam envergonhar qualquer governante, a taxa de pessoas iletradas alcança 17,1% da população, conforme última aferição do IBGE.

No quesito alfabetização, a nota do governo de Alagoas é vermelha, pois a posição em relação ao Brasil é de “lanterna”. No Nordeste, até Estados pobres, como Piauí e Maranhão, obtiveram melhor desempenho. Portanto, não há “maquiagem” publicitária que amenize o prejuízo imposto aos alagoanos pelo descompromisso oficial.

E a falta de comprometimento do governo Renan Filho com o ensino público se revelou no curso dos últimos sete anos de gestão. Não é o PCCS dos educadores, garantido após muita luta da classe política e dos profissionais do setor, que redime o governo de um histórico de omissão e ineficiência administrativa em relação ao setor educacional do Estado.

Basta citar a indesculpável devolução ao governo federal de quase R$ 27 milhões, que deveriam ter sido aplicados no ensino público local. Até o programa EJA, Educação de Jovens e Adultos, que deveria cuidar da alfabetização de considerável parcela de alagoanos, permaneceu estagnado, sem responder ao desafio imposto pela dura e excludente realidade social.

Se ainda há dúvida de que o governo de Alagoas virou as costas para a alfabetização de jovens e adultos, ela se dissipa quando, em fim de gestão, é anunciado um programa destinado a quem não sabe ler ou escrever. Tem razão a professora Maria José Alves, diretora de gestão educacional de Maceió, quando afirma que o Estado não possui uma política institucionalizada de alfabetização.

Mestre Paulo Freire, patrono da educação brasileira, costumava dizer: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. O que esperar de um governo que mantém turbinado seu seleto “clube” de betoneiras, em detrimento de uma ação governamental socialmente inclusiva e mais humana?

Não há seriedade em quem, com a caneta à mão há tanto tempo, desdenha do dispositivo constitucional, segundo o qual a educação é direito de todos e dever do Estado, e não uma burocrática letra morta da lei.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas