Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

MUITO ALÉM DO HGE

A agonia da unidade hospitalar expõe sinais graves sobre a ineficiência da política de saúde do governo de Alagoas

A inspeção efetuada pelos integrantes da Comissão de Saúde e Direitos Humanos do Parlamento alagoano escancarou, mais uma vez, o velho e real cotidiano dos que buscam socorro no HGE.

Ao expor a realidade de uma unidade hospitalar que segue agonizando, a Comissão jogou por terra a farsa da política de saúde do governo de Alagoas, festejada pelo instagram governamental como a própria redenção do setor.

Leia também

O engodo está no fato de a mais recente constatação significar mais uma entre tantas ocorridas somente no curso de quase sete anos do governo Renan Filho. O repertório é sempre o mesmo: pessoas amontoadas em macas ou pelo chão dos corredores, clamando por atendimento, num HGE abarrotado de pacientes e com aparelhos de ar-condicionado danificados, em meio a profissionais que se desdobram para tentar vencer a gigantesca demanda.

Nem a reportagem exibida pela Fantástico, em julho de 2017, gerou providências efetivas contra a caótica história de superlotação e caos na infraestrutura do HGE. Na ocasião, o Sindicato dos Médicos desafiou Renan Filho, em rede nacional, a ser atendido na ala vermelha do Hospital.

Três anos se passaram após aquele vexame em rede nacional, assim como também se foram as promessas oficiais para solucionar o grave problema do HGE. Como doença crônica, a incúria governamental teve recidiva em pleno início da pandemia, quando a Gazetaweb repercutiu a denúncia de que pacientes com Coronavírus encontravam-se misturados a outros que não o contraíram.

A exposição das vísceras de uma unidade hospitalar do Estado, em plena agonia, emite sinais graves acerca da gestão da saúde pública. Primeiro, a via crucis do HGE é lamentavelmente a mesma dos últimos tempos; segundo, a penúria reiteradamente comprovada só agrava a preocupação em torno dos novos hospitais construídos, cuja conta funcional, para ir além da bonita fachada de concreto, vai terminar num desafio para o próximo governo, em razão de o atual já encontrar-se com data de validade quase vencida.

No rastro da má gestão ainda é adicionado outro efeito colateral: a lentidão e ineficiência. O deputado Antonio Albuquerque foi o autor da denúncia segundo a qual o senador Collor e o deputado federal Nivaldo Albuquerque apresentaram emenda de R$ 20 milhões para melhoria da Unidade de Emergência do Agreste.

O recurso da União já está há quase três meses na conta do Estado, mas até agora é desconhecida qualquer ação do governo Renan Filho para aplicá-lo. Já o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, que virou lei após a derrubada de vetos do governador, aguarda há meses a regulamentação para efetivamente cumprir seu papel na sociedade.

E assim a vida segue: enquanto aqui tem por tradição abordar assuntos de interesse público e inerente à vida real dos alagoanos, a oficialidade fez a opção pela silêncio em temas controversos, ou excluí-los do universo remoto onde opera o instagram palaciano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas