Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

INQUÉRITOS E VIDAS

Polícia judiciária envelhecida, investigações emperradas e o silêncio do governo diante de vidas que buscam justiça

Bem antes da pandemia, a Gazeta vem apurando a situação vivenciada pelo aparato de Segurança Pública do governo de Alagoas. Não necessitou grande esforço de reportagem para se chegar à conclusão de um processo contínuo de precarização do contingente de policiais disponível para realizar as atividades inerentes à área.

O governo Renan Filho - célere na construção de Cisps, tão frágeis e caros quantos suspeitos - passou longos anos com olhar indolente em relação ao contínuo e natural envelhecimento das Polícia Militar e Civil.

Leia também

No caso da Polícia Civil, além do quadro resumido de agentes, é também lamentável constatar a existência de poucos delegados, a ponto de um responder por diversas delegacias, como se assim fosse possível qualificar o processo de investigação e as demandas da sociedade.

Em janeiro do ano passado, já se sabia que as delegacias estavam abarrotadas de inquéritos policiais emperrados. Estimavam-se em milhares de peças investigativas incompletas e paralisadas.

E ainda houve a trágica conclusão de que a maioria dos crimes praticados em Alagoas não consegue ser esclarecida. Praticamente, os casos rumorosos, de ampla repercussão, são os que evoluem e chegam à Justiça.

No último mês de março, a Gazeta retomou o tema, ao ter acesso à surpreendente estimativa de 50 mil inquéritos paralisados nas delegacias alagoanas. O número cresceu exponencialmente no curso do governo Renan Filho, pelas razões mencionadas.

Já em maio, a promotora Karla Padilha, que trata do Controle Externo da atividade Policial e Tutela da Segurança Pública, informava acerca das prioridades elencadas e dos requisitos indispensáveis em inquéritos policiais. Da parte do Palácio, reinou uma espécie de silêncio obsequioso, padrão também repetido pelo imediato da SSP.

Agora, quando a Gazeta publica a mais recente pesquisa do Instituto Sou da Paz, em que o governo de Alagoas não informou seus dados sobre esclarecimentos de homicídios, a 62ª Promotoria de Justiça da Capital, sob responsabilidade Karla Padilha, tem conhecimento de que boa parte dos inquéritos acerca de crimes violentos, letais e intencionais não aponta nem autoria.

Se não há boa vontade na liberação de estatísticas que confrontam a propalada eficiência oficial, talvez a pista para entender o que está acontecendo esteja simplesmente na linha das prioridades palacianas. É fato o corte de 90% das despesas destinadas à informação e inteligência na área da Segurança Pública de Alagoas, conforme constatou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, versão 2021.

Diante das recomendações efetuadas pela promotora Karla Padilha, o governo Renan Filho e a SSP preferem o padrão governamental de ignorar a gravidade dos fatos. Como ter inquérito policial de qualidade, célere e municiado de informações sem condições investigativas?

Enquanto não há resposta, prevalece a agonia de milhares de alagoanos, que, muito além de um número constante em inquéritos, significam vidas clamando por justiça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas