Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

CUSTO DA ARROGÂNCIA

‘Lei Renan Filho’, que prejudicou milhares de inativos do Estado, pode virar precatório com liquidação a perder de vista

Em dezembro de 2019, quase um mês antes de o governador Renan Filho garantir ampla maioria no Parlamento para aprovar a sua reforma previdenciária estadual, uma Nota Técnica da Associação dos Procuradores já advertia o governo do que poderia acontecer.

“É forçoso concluir que todo o projeto não encontra amparo legal, feito de forma açodada, sem revisão e sem análise de constitucionalidade pela PGE. Ao ser aprovado da forma como está, há caracterização de violação à Constituição Federal”.

Leia também

Na sanha arrecadadora, nada sensibilizou o Palácio, que publicou a sanção da ‘Lei Renan Filho’ no último dia de 2019. Assim ficou marcado o réveillon da maldade na vida de milhares de aposentados e pensionistas do serviço público de Alagoas.

O governo acabara de impor um corte nos ganhos de pessoas humildes, que estavam na primeira faixa de remuneração e, de repente, passaram a descontar 14% de seus valores já arrochados pela escalada do custo de vida.

A reação indignada tomou conta do funcionalismo, como a categoria dos professores. Não demorou muito para o caso ser judicializado e virar bandeira de mobilização de sindicatos e associações de classe.

Dezoito meses depois e mais de R$ 80 milhões recolhidos dos inativos do setor público estadual durante o período, o governador manda projeto ao Legislativo para extinguir a cobrança dos 14% para os que percebem até o teto do INSS.

Agora, os deputados, em plena temporada junina, não só querem corrigir a crueldade estabelecida pela ‘Lei Renan Filho’. Diante do guerreiro mal ensaiado desde o nascedouro, defendem o ressarcimento do que foi retirado dos inativos.

Para quem estufa o peito e recorrentemente propala dispor de alguns bilhões nos cofres para investir em Alagoas, deve então se redimir por completo e corrigir o grave erro cometido, promovendo a devolução do que foi praticamente confiscado.

Do contrário, prevalecendo a intransigência, reinará lamentavelmente a possibilidade de tal volume de recursos subtraídos virar precatório - dívida a ser liquidada a perder de vista pelos sucessores da atual gestão.

todo o roteiro de aflição dos aposentados e pensionistas recebeu documentação jornalística da Gazeta, que veiculou esta manchete em dezembro de 2019: “Previdência de Renan Filho é a mais cruel do Nordeste”, ao publicar estudo comparativo com outros Estados da região e constatar a dureza da lei imposta aos alagoanos.

O imbróglio criado em Alagoas foi previamente alertado pela imprensa. Em nenhuma ocasião, houve sinalização para o diálogo em torno da ‘Lei Renan Filho’. Seu mandatário desconsiderou a possibilidade de adotar mitigações semelhantes aos implantados, por exemplo, pelos governos do Rio Grande do Norte, do Piauí e do Maranhão. É o produto da arrogância.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas