Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Volume de carteiras de trabalho emitidas em AL cresceu 24% em 2018, diz governo

Segundo dados do Ministério da Economia, foram emitidos mais de 73 mil documentos no ano passado, no Estado

O número de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitidas em Alagoas no ano passado atingiu 73.016 documentos - um aumento de 24% em relação ao número de documentos emitidos em 2017.

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (4), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Desse total, 85 carteiras foram emitidas para trabalhadores estrangeiros.

Leia também

Segundo a pasta, em todo o País foram emitidas 5.084.515 de carteiras - um aumento de 5% em relação a 2017, quando 4,8 milhões de trabalhadores receberam o documento.

Roraima foi o estado que mais emitiu carteira de trabalho no ano passado, com 43 mil documentos, uma alta de de 115% em relação a 2017, quando foram emitidas  20 mil carteiras. O estado também registrou o maior número de emissão de carteiras para estrangeiros (30.683 documentos, ou 36% do total para este público).

Já o Acre foi a unidade da Federação com o menor número de carteiras de trabalho emitidas no ano passado, com 21.157 documentos - sendo 225 deles para trabalhadores estrangeiros.

No Nordeste, a Bahia foi o estado que mais emitiu o documento, com 316.031. Já Sergipe ficou com o menor número de carteiras emitidas da região, com 51.259 unidades.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento obrigatório para toda pessoa que presta serviço na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

A CTPS garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

"O serviço de emissão da carteira de trabalho está disponível nas unidades da Secretaria de Previdência e Trabalho", diz o ministério. "Também é possível requerer o documento em postos criados por meio de parcerias com estados e municípios, em todo o país. Ao todo, são mais de 2,1 mil locais de atendimento, completa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas